Principal diferença entre manutenção e reparação está na poupança. Euromaster identifica pontos-chave na manutenção automóvel em perspetiva para o verão. Investimento pode significar tranquilidade e descanso.
Lisboa, 26 de junho – Para além da segurança rodoviária, a principal diferença entre a manutenção e a reparação de uma avaria reside na economia. A Euromaster, rede de oficinas especialista em manutenção integral de veículos, identificou alguns pontos-chave da manutenção na perspetiva das férias de verão, para que o investimento dos condutores possa ser na sua tranquilidade. Uma manutenção de 80 euros pode acabar por se transformar numa fatura de 4.000 euros por avaria.
Óleo: É uma das partes mais importantes de qualquer veículo a combustão. Se não for mudado, o óleo vai perdendo gradualmente as suas qualidades até causar problemas graves ao motor ao ponto de avariar. Uma mudança de óleo e de filtro pode custar cerca de 80 euros, mas se o motor avariar devido à falta de manutenção, os danos podem atingir os 4.000 euros se forem utilizadas peças em segunda mão. No caso de um motor novo, o montante pode ascender a pelo menos 8.000 euros.
Correia de distribuição: Um elemento essencial do veículo sendo que, em cerca de 95% dos casos, a sua falha é sinónimo de uma rutura interna do motor e cabeça, ou seja, em numerosas situações a avaria completa do motor. Numa manutenção adequada, o preço da sua substituição varia entre 450 euros e 1.000 euros. Uma falha da correia de distribuição obrigaria a uma grande reparação, com um custo de, pelo menos, 1.500 euros, e em casos extremos obrigaria à substituição completa do motor.
Pastilhas de travão: Se não forem substituídas a tempo, podem provocar um grave problema de segurança e, consequentemente, danificar os discos de travão, causando uma avaria mais dispendiosa. Além disso, se as pastilhas de travão estiverem gastas, o ruído que fazem ao roçar no disco aumenta. Um novo conjunto de pastilhas custa entre 80 euros a 110 euros, mas se os discos estiverem danificados, o valor triplicará para cerca de 300 euros.
Líquido dos travões: O líquido dos travões está frequentemente exposto a grandes variações de temperatura, pelo que é essencial uma boa manutenção. Recomenda-se geralmente a sua substituição a cada dois anos. Ao mesmo tempo, o líquido dos travões lubrifica as peças internas da bomba dos travões e, em alguns casos, o regulador. Se não for feita uma manutenção adequada, para além dos problemas em parar o veículo a tempo, existe o risco de danificar a bomba dos travões. Uma mudança de fluido custa cerca de 45-70 euros, mas se a bomba dos travões estiver danificada, o custo pode ascender a 600 euros.
Pneus e alinhamento da direção: Este processo simples permite ajustar os ângulos de direção de acordo com as especificações do fabricante para garantir a direccionalidade do veículo e um bom comportamento dinâmico. Idealmente, a direção deve ser ajustada uma vez por ano para garantir uma condução segura e a correta e plena utilização dos pneus. Caso contrário, para além de afetar seriamente a segurança, um mau alinhamento da direção encurtará significativamente a vida dos pneus e pode mesmo reduzir a sua vida útil até 90%. O preço de um alinhamento é de cerca de 25-45 euros, mas, consoante o automóvel, um conjunto de dois pneus pode custar entre 200 e 500 euros.
Carregamento do ar condicionado: Um controlo correto da climatização do habitáculo é importante, em especial nos meses quentes. Não é do conhecimento geral que o óleo que lubrifica o compressor do ar condicionado está misturado com o próprio gás do ar condicionado. Este gás, para além de mudar de temperatura quando sujeito a diferentes pressões, tem de lubrificar o compressor. Por isso, os fabricantes recomendam a sua substituição a cada 2-4 anos. Se falarmos do gás R134 um carregamento poderá custar 50-70 euros, mas se esta não for substituída e o compressor avariar, a fatura será de cerca de 450 euros.
Líquido de refrigeração: Este líquido é responsável por absorver o calor no interior do motor e dissipá-las no radiador. Se não for capaz de o fazer, o motor sofrerá grandes danos, desde a queima da junta da cabeça até mesmo ao gripar do motor. Dependendo do modelo do veículo, a substituição do líquido de refrigeração custa entre 50 euros e 70 euros, enquanto uma reparação da cabeça do motor pode custar até cerca de 2.500 euros.
Sobre a Euromaster
A Euromaster é a rede de oficinas especializadas na manutenção integral dos veículos durante toda a sua vida útil. As suas mais de 80 oficinas em Portugal contribuem para a saúde rodoviária da frota automóvel, tanto de veículos de passageiros como de veículos comerciais, bem como das novas formas de mobilidade e frotas, proporcionando um serviço de qualidade e capilaridade para se adaptar às suas necessidades. Os seus serviços abrangem não só a manutenção preventiva, mas também a manutenção preditiva através da análise dos dados e dos pontos críticos. Parte do Grupo Michelin, a Euromaster está presente em 19 países europeus, com mais de 2.500 oficinas, 10.000 profissionais e 1.600 unidades móveis. Mais informações em www.euromaster.pt.