Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, estratégias de employer branding positivas são essenciais, posicionando e promovendo a sua marca junto dos melhores candidatos.
Estratégias de employer branding
De acordo com a Beamery, 59% dos empregadores dizem que o employer branding é um dos fatores-chave na sua estratégia global de RH. É por isso que cada vez mais empresas estão a optar por investir em stratégies neste âmbito.
1. Heineken
As pessoas por trás da empresa cervejeira Heineken não alcançaram o sucesso da noite para o dia, e sabem que precisam de trabalhar para manter a reputação internacional da empresa.
É por esse motivo que criaram a sua agora famosa campanha “Go Places” em 2016, e a atualizaram com a versão “Go Places 2.0” em 2019. Esta envolveu uma série de vídeos com as histórias dos atuais colaboradores da Heineken, numa variedade de cargos e localizações. A intenção, e efeito, da campanha foi mostrar que a marca gira em torno das personalidades e ambições únicas dos seus colaboradores.
No entanto, a campanha não se limita a vídeos de colaboradores. O website da marca apresenta uma entrevista digital interativa onde o entrevistador lhe faz 12 perguntas, enquanto disponibiliza factos sobre a empresa. Esta entrevista verifica a integração com a cultura e apresenta o candidato à empresa. Uma vez concluídos, os candidatos recebem um perfil pessoal, como “pioneiro” ou “investigador” e são convidados a candidatar-se com o seu CV e perfil no LinkedIn.
Os resultados mostram que esta estratégia de employer branding foi mais que simplesmente uma ação divertida. De acordo com a Marketing Week, a Heineken constatou um aumento de 56% nas candidaturas durante a sua campanha de 2016.
2. General Electric
Uma das empresas de eletricidade mais antigas do mundo, a General Electric (GE) reposicionou-se como uma empresa digital com a sua estratégia de employer branding. Fez isso com uma série de anúncios oportunos e modernos.
Shaunda Zilich, anterior responsável de employer branding da GE, explica: “Nos últimos dois anos, dissemos que não queremos ser apenas uma empresa industrial, mas uma empresa industrial digital.” Os anúncios utilizados tinham por objetivo tentar fazer com que o público percebesse a marca como algo diferente.
Um desses vídeos foi intitulado “What if Millie Dresselhaus, Female Scientist, Was Treated Like a Celebrity”. Foi lançado para anunciar a meta da GE de empregar 20.000 mulheres em cargos técnicos até 2020.
O vídeo foi lançado durante a cerimónia dos Óscares de 2017, resultando em centenas de milhares de pessoas que utilizaram as redes sociais para o discutir. A GE até adicionou uma hashtag no final do vídeo (#BalanceTheEquation) para potenciar o envolvimento, que também poderia ser usada para acompanhar o desempenho do vídeo.
3. L’Oréal
A L’Oréal é consistentemente apontada como uma das melhores empresas para trabalhar em a nível global. Isto deve-se a extensas campanhas e à utilização de técnicas de employer branding.
Notavelmente, a empresa criou uma employer value proposition (EVP) completa e reconhecível, ou seja, os valores e culturas que incorporam e oferecem aos seus colaboradores. A marca formulou um novo EVP em 2012, solicitando a contribuição dos seus colaboradores atuais. Isso resultou no slogan “uma experiência emocionante, uma cultura de excelência”, bem como pilares EVP: uma experiência emocionante; uma empresa inspiradora; uma escola de excelência.
De acordo com Zvi Goldfarb, anterior responsável pelo Talent Digital Lab da L’Oréal, o sucesso da empresa com o employer branding vem de um princípio simples: “Disponibilizar o conteúdo certo, para o público certo, no momento certo”.
A L’Oréal provou a sua capacidade de concretizar este objetivo através de várias plataformas digitais, do YouTube ao Flipboard. De acordo com o CareerBuilder, 70% de seus seguidores no LinkedIn estão interessados em se candidatar a um emprego na marca, que conta com mais de 1,8 milhões de seguidores no seu site.