4 PASSOS PARA DESCOBRIR O PÚBLICO-ALVO
Após a definição e identificação do público que se pretende alcançar, seguem-se 4 passos fundamentais para selecionar a segmentação a utilizar no Facebook:
- Identificar o público consoante a oferta
Para dar início a uma campanha, em primeiro lugar, é necessário analisar que público é que se pretende alcançar. Através dos vários segmentos, é possível atingir pessoas que estejam de acordo com as necessidades da oferta em questão.
- Compreender a campanha
Para compreender a campanha é fundamental saber responder às seguintes questões: “Qual o interesse em comum entre a minha organização e o meu público-alvo?” e “O que pretendo despertar no público com esta campanha?”
- Compreender o público
Encontrar características que definam o público pretendido.
- Criar o público no Facebook
Através da ferramenta “Facebook Audience Insights” é possível determinar um público qualificado para as promoções, que além de conferir a hipótese de conhecer mais sobre o público-alvo, possibilita também a exportação de dados para análise, definindo interesses e caraterísticas.
Ainda assim, o Facebook dispõe de métricas de modo a que se possa acompanhar o alcance, o tráfego, as interações, os leads e as vendas da campanha realizada. Os dados estatísticos disponibilizados consistem, por exemplo, no número de interações, alcance e recetividade dos seguidores, que podem ser exportados em formato Microsoft Excel ou .csv.