Antes de proceder à reavaliação da imagem corporativa da sua marca deve:
- Fazer uma pesquisa extensiva sobre a marca
Que tipo de marca quer ser? Que perceção é que quer que as pessoas tenham da sua marca? E de que modo é que isso pode vir a ser relevante relativamente à marca que tem vindo a ser até ao momento?
Analise bem a concorrência e de que modo é que ela se apresenta ao público. Como é que se pode diferenciar da concorrência? Que erros são cometidos, que podem ser corrigidos pela sua marca no futuro?
Qual a sua missão e de que modo isso pode ajudar os seus clientes? Quais são os seus valores?
Finalmente, qual a sua visão para o futuro? Onde é que vê a sua empresa daqui a 5 anos?
- Identifique as suas audiências e estabeleça Buyer Personas
Utilize dados do cliente já existentes para compreender melhor o público-alvo. Se registou informações sobre os seus clientes através de uma plataforma de gestão de relacionamento com o cliente, é possível recolher dados sobre interesses, tendências, comportamentos de compra e necessidades.
Desenvolver Buyer Personas é uma excelente forma de entender melhor os diferentes tipos de clientes que procuram os seus produtos. Basicamente, é criada uma representação fictícia de diferentes tipologias de clientes.
- Estabelecer guias da marca para gerir melhor a comunicação desenvolvida
Identidade visual: logótipo, cores, fontes, formato e tamanho do lettering.
Tom da mensagem: Deve ser formal? Casual? Informativa?
Diretrizes editoriais: Estabeleça padrões de escrita para garantir consistência no conteúdo.