Durante muito tempo, o Marketing dirigido ao Consumidor final prevaleceu, não apenas na leitura de negócios, como na própria aprendizagem do conceito de marketing.
À medida que o poder da Internet se foi implementando a nível global e com o consequente aparecimento das Redes Sociais, começou a ser necessário prestar mais atenção ao Marketing como forma de comunicar corretamente a marca. Foi então que se chegou à conclusão que comunicar para o consumidor final e comunicar para outra empresa não era a mesma coisa e exigiam outro tipo de técnicas.
Porquê B2B? Este Marketing não se destina apenas à indústria, mas a todas as empresas e instituições que necessitem de comunicar entre si. O B2C tem como objetivo captar a atenção dos clientes enquanto que o B2B tem como intuito explicar porque é que o produto é melhor que a concorrência. Por isso, é fundamental criar credibilidade no mercado-alvo.
Existem várias diferenças entre a estratégia de ambos. Por exemplo, a estratégia de Marketing está ligada à estratégia da própria empresa, contudo no B2B a estratégia de marketing é muitas vezes confundida com a estratégia corporativa da empresa. Isto porque, como se viu anteriormente, muitas das áreas funcionais da empresa estão envolvidas nesse mesmo processo. Como existem grandes volumes unitários de negócio, quaisquer novas oportunidades têm que envolver todas as áreas funcionais da empresa e toda esta estará direcionada para este objectivo, passando a ser esse o intuito da organização.
Decisões mais racionais
Enquanto no B2C se joga com a emoção, no B2B a palavra de ordem é a razão! O processo de decisão requer o parecer de muitos profissionais e demorará mais tempo. Por isso será mais racional/analítica!
Segmentação diferente
Nos produtos de consumo, os métodos demográficos são os que mais se usam para se fazer uma segmentação do negócio. No B2B utilizam-se outros fatores, tais como, os códigos de atividade do sector, aplicações do produto, sensibilidade ao preço, localização, importância do produto para o cliente, entre outros.
Contacto pessoal com o cliente é o mais importante
O contacto pessoal é de elevadíssima importância para o Gestor de Marketing B2B. Enquanto nos produtos de consumo a aposta nos recursos vai para a informação (publicidade), nos negócios B2B aposta-se no relacionamento e na transmissão de conhecimento!
O sector B2B lida fortemente com a tecnologia, quer sejam produtos industriais, quer sejam serviços. A tecnologia é que serve de base à inovação no serviço aos clientes. Através das novas tecnologias, os profissionais de vendas B2B fazem apresentações e interagem com os seus clientes, onde quer que estejam, usando os seus tablets e computadores, que lhes permitem aceder a informação colocada em “cloud” e fornecer em tempo real a resposta chave ao potencial cliente.