Campanhas de Sensibilização Ambiental
Les marcas estão hoje cada vez mais sensibilizadas para as necessidades de preocupação ambiental, nomeadamente o combate ao uso desnecessário de plástico, que é atualmente uma das principais fontes de poluição dos oceanos ou o combate ao desperdício através da reciclagem de materiais.
No artigo de hoje, apresentamos dois bons exemplos de campanhas de sensibilização ambiental.
“NudeFoods”- Nova Zelândia
Seguindo a ideia de redução do uso de plásticos, a Nova Zelândia lançou uma campanha chamada “Nude Foods”, que tenciona acabar com o uso de plástico em produtos frescos nos supermercados. Em substituição, os produtores e a indústria alimentar comprometeram-se a utilizar apenas embalagens 100% recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis até 2025.
Esta campanha gerou um aumento de 300% nas vendas. Os produtores e consumidores perceberam que estes alimentos mantêm a frescura por mais tempo fora das convencionais embalagens de plástico.
“We take it back” – Moda Circular” com o C&A
A marca holandesa C&A deu um enorme passo em termos de Economia Circular na sua divisão da Península Ibérica, através da criação do programa “We take it back”. Disponível em todas as lojas da marca em Portugal e Espanha, os consumidores podem entregar vestuário, calçado e têxteis domésticos que já não usem para que estes sejam reciclados e ganhem uma nova vida.
Em parceria com I:Collect, empresa especializada em reciclar e reutilizar materiais da indústria têxtil, a C&A pretende revolucionar a forma como a indústria funciona, terminando assim com o modelo de negócio baseado na lógica de fabricar, utilizar e deitar fora. As expectativas dos responsáveis da marca vão no sentido de 60% dos artigos recolhidos terem uma segunda vida. A grande maioria dos restantes 40% serão reciclados e convertidos em novos produtos.
Apesar de não existir qualquer contrapartida direta para o cliente, esta é uma forma de todos contribuirmos para terminar com o desperdício e criar um modelo económico mais sustentável.