5 Passos para criar conteúdo viral
Seja qual for o nosso objetivo na criação de conteúdo, o objetivo principal que qualquer empresa tem é atrair atenção para os nossos serviços ou produtos. Deixamos-lhe 5 passos para criar conteúdo viral que dê um boost às suas redes sociais.
Criar conteúdo envolvente
Qualquer profissional de marketing ou de comunicação sabe que a atenção do público, online, não é assim tão boa. Mas esta característica do público é, geralmente mal entendida por parte destes profissionais. Quando abordamos este ponto, não devemos pensar que se trata apenas de escrever conteúdo curto, que as pessoas possam ler rápido. Os leitores preferem conteúdos mais longos mas que ofereçam insights relevantes, que façam valer o tempo que gastaram a ler um post. Assim, ao invés de escrever um post curto e pouco relevante, devemos optar por um post que seja mais longo mas que acrescente informação que os leitores queiram ler.
Usar boas imagens
Quando estamos a desenvolver conteúdo, com o objetivo de o tornar viral, devemos fazer com que este tenha bom aspeto, quando partilhado. Isto não significa que devemos sufocar o nosso post com imagens. Significa apenas que devemos dividir o conteúdo com imagens, para melhorar a legibilidade dos leitores. As imagens devem ser sempre relevantes, tendo em conta o contexto.
Criar conteúdo inteligente
Geralmente, as pessoas querem partilhar conteúdo que as faça parecer inteligentes aos olhos de outros. Assim, para termos conteúdo que as pessoas queiram partilhar, podemos incluir estatísticas e factos, abordar temas de risco (que as pessoas evitem falar) ou até mesmo usar humor e sarcasmo (devemos ter muito cuidado e usar o humor de forma muito inteligente).
Transmitir positivismo
Ser positivo vence, quase sempre, a batalha dos conteúdos virais. Seja qual for o tópico, devemos sempre tentar encontrar um ângulo positivo, de forma a gerar ações positivas de quem está a ler o conteúdo.
Tornar o conteúdo útil
Criamos conteúdos porque queremos promover as nossas marcas, mas porque é que alguém deve querer ler e partilhar esses conteúdos? Qual é o motivo dos leitores? Devemos dar-lhes estes motivos logo a partir do título. Seja para aprender a fazer algo novo, seja para inspirar alguma mudança ou para descobrir um novo produto, o conteúdo que criarmos deve ter um propósito para os leitores.