O Instagram é uma rede social de partilha de fotografias e vídeos, lançada em 2010 com uma perspectiva inicial intimista que rapidamente se modificou. Após a sua aquisição pelo Facebook em 2012, o boom do Instagram enquanto ferramenta publicitária e de marketing aconteceu.
Com a evolução e multiplicação das suas funcionalidades, que começaram a surgir a partir de 2013 (como o Instagram direct) a aplicação está em constante evolução e lançamento de tendências.
Através do claim “Alguns momentos precisam mais do que uma imagem estática para ganharem vida”, em 2016 o Instagram abriu portas a vídeos mais extensos.
Logo de seguida, em 2018, é lançado o famoso IGTV que veio revolucionar as campanhas publicitárias online – sendo que o seu objetivo final está ligado à transformação do conceito de TV.
Ainda em 2018, o Instagram desenvolveu também uma funcionalidade que dá suporte ao controle do tempo despendido na aplicação. Com uma vertente ligada ao bem-estar “digital” é agora possível perceber quanto tempo o utilizador esteve ligado e estabelecer um limite do tempo ideal dedicado a este médias sociaux.
No meio de todo este upgrade rápido e em escala, e entre tantas funcionalidades novas, as marcas têm vindo a ganhar terreno nesta plataforma e a utilizá-la de forma estratégica.
A biografia descritiva das páginas de Instagram tem sido usada essencialmente para revelar o tom e tema de conversa que a marca quer ter com os seus seguidores.
Assim, o argumento comercial tem vindo a ser cada vez menos utilizado e hoje a mensagem é claramente mais emocional do que publicitária. E esta estratégia revela resultados surpreendentes.
Destacamos 5 das estratégias mais utilizadas pelas marcas:
A Aspiracional – VISA https://www.instagram.com/visa_us/?hl=en
A Visa posiciona-se como uma marca que procura inspirar o utilizador a ser a melhor versão de si próprio. Pode parecer um cliché mas esta tentativa de colocar o utilizador como sujeito principal do feed da marca, através de uma linguagem direta e descomplicada potencia um relacionamento positivo entre o cliente e a organização.
A Relacional – N26 Bank https://www.instagram.com/n26/?hl=en
O N26 pertence claramente a uma nova geração disruptiva no segmento bancário internacional, que procura manter um perfil irreverente e inovador e quebrar com o status quo rígido e conservador da banca. As suas descrições revelam o claim que querem transmitir ao utilizador e utilizam conceitos como “Descomplicar a sua vida” e “The first bank you’ll love” como primeira abordagem que despertam curiosidade no utilizador.
A Humana – JP Morgan https://www.instagram.com/jpmorgan/?hl=en
A JP Morgan utiliza uma abordagem que cumpre o objetivo final de dar a conhecer os valores da marca, e transmitir um caráter humanizado da organização e dos seus recursos humanos. Transmitir os valores da cultura organizacional é uma boa forma de dar a conhecer o lado mais pessoal da marca.
A Comercial – Americanexpress https://www.instagram.com/americanexpressuk/?hl=en
A American Express tem uma abordagem forte e comercial no seu feed e destaca isso de forma clara na sua bio. Introduz o produto nos vários momentos da vida dos utilizadores através de exemplos reais e num tom descomplicado que relaciona os serviços disponibilizados pela marca com os momentos da vida do utilizador.
Actualidade – Adobe https://www.instagram.com/adobe/?hl=en
A Adobe utiliza a descrição inicial do seu perfil para apoiar um tema mensal de interesse atual e incentiva o utilizador a partilhar os seus conteúdos com uma determinada #hashtag. No mês de Junho o tema foi Pride – com #Adobe_PridePortrait.
Sendo uma marca privilegiada, por atuar no campo da criatividade, é um bom exemplo de como é possível alimentar o feed com user generated content e obras de arte executadas com os programas da Adobe Cloud.