Nous avons du courrier

24 avril 2020

Baromètre Nielsen Covid-19 : les Portugais préparent Pâques en quarantaine

Páscoa em quarentena

  •  Crescimento de 20% nos Bens de Grande Consumo na semana 14
  • O impacto da Páscoa reflete-se nas vendas de Talho, mesmo em época de quarentena
  • Enorme impulso do canal online, que cresce 200% em ocasiões de compra
  • Aumento de peso da Marca Própria e quebra nas Vendas com Promoção
  • Ganho de importância nos canais de proximidade a partir do momento em que os portugueses ficam em casa
  • Diferentes dinâmicas em outros países da Europa Ocidental

Na semana em que é quebrada a barreira dos 10.000 casos confirmados de infeção com Covid-19 em Portugal, o consumo é, em grande medida, influenciado pela preparação da celebração da Páscoa.  A quinta edição do Barómetro semanal da Nielsen sobre o impacto da pandemia regista, para a semana 14 (30 de março a 5 de abril de 2020), vendas na ordem dos 187,5 milhões de euros, um crescimento de 20% face ao período homólogo.

Páscoa

“A evolução das vendas nas categorias de FMCG demonstra que os Portugueses que se mantêm em quarentena têm vindo a tentar assegurar um bem-estar e cuidado consigo próprios, muito provavelmente para tentar experienciar esta nova realidade da melhor forma possível.

Neste sentido, é mais visível a preocupação com produtos de Higiene Pessoal, nomeadamente Depilação (+31%) e Produtos para Cabelo (+20%), que entram para o ranking de maiores crescimentos de Higiene Pessoal e do Lar. Paralelamente, os produtos que se mantêm no top dos crescimentos em Frutas e Legumes evidenciam uma preocupação com a defesa do sistema imunitário: exemplo da Laranja (+115%), Limão (+98%), Tangerina/Clementina (+71%) e Kiwi (+33%).

Páscoa em quarentena

Os valores para as vendas do retalho alimentar nesta semana 14 – a semana anterior à Páscoa – demonstram que, apesar das restrições impostas à circulação em território nacional, os Portugueses fizeram planos para se sentarem à mesa nas suas casas para celebrar esta época central no calendário religioso e na vivência familiar”, aponta Marta Teotónio Pereira, Client Consultant Senior da Nielsen.

Para o ganho registado no período analisado contribui o calendário da Páscoa, que este ano se celebra mais cedo: a 12 de abril este ano, quando em 2019 se assinalou a 21. Apesar do contexto de quarentena atualmente vivido, nesta semana anterior à Páscoa verifica-se um crescimento (+15%) comparativamente à semana anterior, algo que vem em linha com a dinâmica habitual para esta época do ano.

Mesmo na situação atípica que vivemos, o impacto da Páscoa é notório nas vendas do Talho, que crescem 18%, com destaque para a carne de Ovino e Caprino (+85%), tradicionalmente encontrada nesta época à mesa das famílias portuguesas.

 O incremento no consumo é igualmente visível em contexto online, com um enorme impulso a ser sentido no E-commerce. Na semana 14, o número de ocasiões de compra online cresce 200% e aumenta 192% em novos lares.

Páscoa

Marca própria em contraciclo com promoção

Olhando para a evolução das semanas mais recentes, constatamos que a Marca Própria ganha peso a partir da semana 11, momento em que os Portugueses preparavam a sua despensa para “enfrentar” a permanência em casa. Se desde o início do ano, e numa realidade ainda pré-Covid-19, o crescimento da Marca Própria se encontrava nos 30,8%, após o início da pandemia este passa a situar-se nos 32,8%.

Já a tendência promocional surge com uma tendência inversa e sofre uma quebra desde o início dos efeitos da pandemia no mercado nacional. Se no período pré-Covid-19 o valor médio das vendas em Promoção se posicionava muito próximo dos 50% e na primeira semana de registo do vírus em Portugal esta chegou mesmo aos 51,2%, nesta semana 14 o fenómeno de quebra é já plenamente percetível, caindo para os 32,5%.

O peso crescente da proximidade

A procura por soluções de proximidade destaca-se a partir da semana 12, data em que é declarado o Estado de Emergência em Portugal e as famílias passam a ficar em casa devido ao encerramento das escolas.

As lojas Livres-Serviços ultrapassam pela primeira vez neste período a barreira percentual dos 15% de vendas em valor no conjunto de vendas registadas a nível nacional em todos os tipos de loja.

Páscoa

Dinâmicas diferem no contexto europeu

Torna-se evidente que, mesmo no contexto europeu mais próximo geograficamente, as dinâmicas de consumo se apresentam distintas, refletindo diferentes impactos da Covid-19 e respostas à mesma.

Se em Portugal, Espanha, Itália e França o pico das vendas se situou na semana 11, com incrementos menores comparativamente ao período homólogo após essa data, a situação no Reino Unido mostra um pico do consumo na semana 12 e decréscimos face a 2019 nas duas semanas seguintes. Uma distinção que pode mostrar um paralelismo com uma reação mais tardia a esta pandemia.

Páscoa

 

À propos de Nielsen :

 Nielsen Holdings plc (NYSE : NLSN) est une société internationale de mesure et d'analyse de données qui fournit la vision la plus complète et la plus fiable des consommateurs et des marchés dans le monde entier. Nielsen est divisée en deux unités commerciales. Nielsen Global Media, l'indicateur de vérité pour les marchés des médias, fournit aux industries des médias et de la publicité des mesures impartiales et fiables qui créent une compréhension partagée du secteur, nécessaire au fonctionnement des marchés. Nielsen Global Connect fournit aux marques de biens de consommation et aux détaillants des informations précises et exploitables ainsi qu'une vue complète d'un marché complexe et changeant dont les entreprises ont besoin pour innover et se développer.

Notre approche combine les données originales de Nielsen et d'autres sources d'information pour aider les clients internationaux à comprendre ce qui se passe aujourd'hui, ce qui se passera à l'avenir et comment agir sur la base de ces connaissances.

Entreprise du S&P 500, Nielsen est présente dans plus de 100 pays, couvrant plus de 90% de la population mondiale. Pour plus d'informations, visitez le site https://www.nielsen.com/pt/pt/.

 

Contact Service de presse

Say U Consulting

LETTRE D'INFORMATION

DEMANDES DE RENSEIGNEMENTS

+351 211 926 120
(coût des appels sur le réseau fixe national)
letus@say-u.pt