Marketing Institucional
Uma expressão já antiga, mas com que muitos gestores e responsáveis por organizações concorda, refere que mais de metade dos problemas de uma organização são causados pela ineficiência da comunicação.
Para a tornar mais eficiente, uma das componentes mais eficazes para o objetivo de transmitir a melhor imagem possível de uma empresa é o marketing institucional.
A perceção que as pessoas têm de uma empresa é fundamental para definir se comprarão ou não seu produto e serviço. É exatamente a geração dessa boa impressão da organização o objetivo do marketing institucional, que pensa a estratégia para além dos clientes ou perspectives, tendo em atenção todos os les parties prenantes.
Para além da boa imagem, o Marketing Institucional ajuda a que a sua marca esteja no Top of Mind. Isto significa que, quando alguém pensar num tema ligado à sua área, a sua empresa é a primeira em que se pensa.
O fácil acesso à comunicação fez com que a concorrência entre empresas de um mesmo segmento aumentasse. A concorrência é global, o que implica investir em ações de comunicação para se destacar dos concorrentes.
Lembre-se que os colaboradores da empresa são os primeiros e mais importantes consumidores e promotores dos seus produtos ou serviços e as ações devem estar focadas em comunicar os principais atributos não só dos produtos, mas também da missão, visão e valores, três pilares fundamentais para o sucesso de qualquer organização.
Como em qualquer estratégia de marketing, no Marketing Institucional também é fundamental saber com quem se quer comunicar. Conhecer o público e adaptar a linguagem garante mais hipóteses de efetividade. Não se deve comunicar da mesma forma com um cliente ou futuro cliente da mesma forma que se comunica com os seus colaboradores. Segmentar ações e comunicações ajuda a obter mais e melhores resultados.
Para que suas ações tenham maior eficácia, é possível trabalhar dois diferentes tipos de Marketing Institucional: endomarketing e employer branding.
O primeiro é a estratégia relacionamento e comunicação interna da empresa, na qual o público-alvo são os colaboradores da organização. O Endomarketing pode ser entendido como o Marketing voltado para as ações no interior da empresa, em que o público-alvo são os colaboradores. Tem como objetivo transmitir novidades e abrir um canal de comunicação com todos os que trabalham na empresa. Além de envolver os colaboradores, faz com que tenham orgulho na empresa e sejam os primeiros consumidores dos seus produtos ou serviços.
Já o employer branding diz respeito a uma série de ações que têm como objetivo fazer com que a empresa seja reconhecida como uma boa empregadora. Além de auxiliar na atração de talentos, as estratégias de employer branding interferem de modo positivo na perceção que seu cliente final tem sobre a organização e marca.
Saiba como, quando e onde aplicar o marketing institucional.