Marcas e a sua voz na comunicação
De pandemia Covid-19 resultaram duas grandes tendências imediatas: a aceleração da digitalização e da transformação digital e o desinvestimento na inovação e comunicação. Enquanto a primeira era uma inevitabilidade, seria apenas uma questão de velocidade, a segunda é comum em alturas de crise e, recorrentemente, um erro do qual muitas vezes é difícil de recuperar.
Uma das áreas críticas é da comunicação, quase sempre a primeira linha do orçamento que é riscada. A comunicação é a voz das marcas e as marcas precisam de ter uma voz. Sempre, e nesta altura ainda mais. Numa crise são necessárias âncoras e a maioria das marcas são uma dessas âncoras.
A História ensina-nos que ao abdicar de comunicar custa muito mais numa fase posterior em que o objetivo seja recuperar a notoriedade. Uma marca que não comunica é uma marca que se branqueia e manter uma perspetiva em contraciclo com a lógica de gestão é decisivo para voltar a ocupar o espaço no mercado.
Não há marcas se não houver inovação, se não houver comunicação. As marcas são mais do que produtos ou serviços, são conceitos, são responsabilidade. E muita falta fazem ao mercado e à economia do país.
Conte com a SayU para o ajudar a construir e comunicar a sua marca, numa altura em que o padrão da comunicação está a mudar, acentuado pela pandemia que introduziu uma profunda digitalização na comunicação, digitalização essa que democratiza o acesso e que torna o mundo diferente. Hoje, e no futuro cada vez mais, tudo está registado no digital.
O digital, cuja comunicação está longe de ser linear, é mais uma vertente do marketing e a comunicação de marca tem de transitar para transformar os dados em informação. Informação que vai gerar a inovação que define a marca.