Nous avons du courrier

Fév 2, 2021

Diversificar para crescer o valor

Diversificar

 

Diversificar

 

Dos vários ensinamentos desta pandemia, um dos mais transversais é que será o ambiente a ditar o percurso das organizações. Num ambiente de crescimento que se anseia e se perspetiva – assim seja a sociedade capaz de cumprir as regras do confinamento e a vacinação se desenrole com poucos sobressaltos, atrasos ou interrupções – e começar a retomar a normalidade (que vai ser uma nova normalidade pois o mundo nunca mais vai ser como o conhecemos), este será no sentido de diversificação de mercado, de produtos, de serviços e soluções.

E em alguns casos também com um boost dado a novos projetos, aposta em novas geografias, com uma renovação da estratégia internacional, com diferente ambição a nível de quota e penetração de mercado, novos mercados em profundidade e alargamento de gama ou de âmbito.

O pano de fundo para esta diversificação é a digitalização, uma das poucas formas de na atualidade chegar aos potenciais clientes, cujos desafios são muitos e difíceis de endereçar, mas a que o marketing de comunicação pode dar ajuda nessa resposta, nomeadamente na promoção e na definição de uma estratégia para trabalhar uma marca, para afunilar a nível comercial e perceber qual a gama certa com a qualidade exigida em determinada geografia.

Muitas das vendas são marcas e B2B, marcas que são feitas para outros, o que obriga a definir uma estratégia que coloque a marca institucional no centro, no sentido de dar a conhecer os valores intrínsecos de uma empresa ou organização. A expetativa é que as marcas serão colocadas à prova nos próximos tempos no sentido da veracidade, do impacto ambiental, da responsabilidade social.

As empresas, institucionalmente, terão de definir, divulgar e fazer cumprir os valores que defendem enquanto instituições que pertencem a um ecossistema social, económico e ambiental. A divulgação desses valores intrínsecos e a forma como os posicionar para o futuro são estes temas que vão estar em cima da mesa.

 

Saiba como diversificar para crescer o valor.

LETTRE D'INFORMATION

DEMANDES DE RENSEIGNEMENTS

+351 211 926 120
(coût des appels sur le réseau fixe national)
letus@say-u.pt