Importância da Comunicação
Perante o impacto de uma pandemia que poucos ou nenhuns tinham antecipado e que não vinha nos “manuais de crise”, os desafios vividos diariamente pelas empresas são muitos. Limitada no uso de tendências, históricos, projeções e planificação a longo prazo, a gestão teve de passar a pensar de um modo diferente.
Face ao contexto de imprevisibilidade e, consequentemente, de incerteza vivido, mesmo as organizações com uma estrutura robusta passaram a fazer uma “navegação à vista”. A importância da visão estratégica irá manter-se e terá de continuar a funcionar como o farol de orientação da atividade das empresas, mas os planos de ação prometem variar de acordo com os desafios que vão surgindo.
Revelou-se necessária uma aprendizagem, flexibilização e adaptação, equacionando o máximo de cenários alternativos em cada momento e a habitual resistência à mudança teve de ser contrariada, de modo a responder-se rapidamente às necessidades do mercado. O clima de disrupção ditou que aquilo que era impossível de realizar em pouco tempo, como a transformação digital, passou a ser concretizado em períodos mais reduzidos e confirmou-se a agilidade enquanto um fator de sobrevivência das empresas, independentemente da sua dimensão, maturidade ou setor de atividade.
Agir rapidamente perante os les parties prenantes, mostrando capacidade de resiliência e reinvenção, é crítico. Simultaneamente, procurar uma adaptação para serem mais competitivas e responder às novas tendências identificadas no mercado. São as empresas que continuam a investir em inovação que sairão desta situação mais bem preparadas.
Certamente que a automatização de processos e a implementação de novos modelos de negócio, que permitam um aumento da produtividade e o crescimento em múltiplos canais, parecem ser também alguns dos caminhos a seguir. Porém, entre as ações equacionadas pelas empresas existe uma que parece surgir como determinante: a forma como comunicam.
As empresas que participaram no InterComm, quando questionadas sobre o que precisam para serem mais competitivas, destacaram: a inovação em termos de produto ou serviço e a necessidade de maior visibilidade da empresa, com novas formas de se dar a conhecer e de comunicar.
A importância da Comunicação encontra-se associada à capacidade de diferenciação. Para se distinguirem e não serem apenas “mais uma”, verifica-se uma consciência da necessidade de uma comunicação melhorada, repensando a forma como a mensagem é transmitida aos públicos e como a empresa se apresenta.
Muito do trabalho incluído na forma como as empresas se apresentam no mercado consistirá em apontar as suas vantagens, perceber quais as suas características únicas e diferenciadoras, em identificar les parties prenantes a envolver em cada momento, indo para além da comunicação comercial focada nos clientes e parceiros comerciais.