Sendo, atualmente, cada vez mais difícil uma empresa Business-to-Business (B2B) diferenciar-se da sua concorrência, o image de marque e a construção e gestão da Marca surgiram com o intuito de destacar e dar a conhecer os atributos intangíveis de uma marca – como a sua cultura, valores, características dos seus produtos e serviços, posicionamento, história, entre outros -, e orientar o caminho a seguir, impactando assim toda a sua estrutura.
Visto que a Marca é criada e gerida pelas organizações com o objetivo de despertar ‘awareness’ e aumentar a lealdade dos seus clientes, esta permite gerir a relação com os diferentes les parties prenantes, concentrados em três grandes segmentos – os clientes, os colaboradores e a comunidade –, e enfatiza o papel das pessoas e da organização ao destacar as características que a distinguem da sua concorrência.
Nesse sentido, e reconhecendo a importância de ser trabalhado o estabelecimento de uma impressão profissional e a identificação imediata dos clientes com as organizações, implementar o Branding nas nossas estratégias de comunicação permite alcançar o sucesso em diferentes formas:
- Espelhar as mudanças de expectativas dos seus clientes e a evolução da sociedade e os novos desafios e oportunidades que isso inerentemente traz consigo e que as obriga a inovar constantemente, refletindo a sua capacidade e agilidade para se adaptarem às novas exigências e preservando o seu compromisso em ajudar os seus les parties prenantes a alcançarem o sucesso. Isto porque, na sua cerne, são as perceções dos les parties prenantes que dirigem a construção e a gestão das Marcas
- Contribui para a construção de confiança, reputação e o reconhecimento de que as empresas B2B são agentes de confiança e credibilidade junto dos seus principais les parties prenantes.
- Quanto mais forte for a sua marque e mais consistentemente esta for comunicada, mais provável é estas conseguirem atrair perspectives, parceiros e referrals, visto que, à medida em que uma Marca consolidada potencia a lealdade dos clientes para com a empresa, o word-of-mouth que é criado tornam-nos nos principais embaixadores desta.
- Auxilia no processo de decisão de compra, estando altamente correlacionado com a preferência de clientes por uma marca em detrimento de outra.
Assim, o Branding assume-se então como uma estratégia de comunicação indispensável e prioritária e um dos ativos corporativos de maior importância, devido aos seus diversos benefícios reputacionais e que certamente permitirão à sua organização marcar pela diferença e alcançar o sucesso.