Nous avons du courrier

Avr 13, 2023

GO>360 – PR4STARTUPS: “Comunicar no ecossistema Empreendedor”

démarrage

GO>360 – PR4STARTUPS | Comunicar no ecossistema empreendedor

 

A realidade distinta de comunicar numa startup no ecossistema empreendedor

 

Implementar uma estratégia de marketing para uma startup no ecossistema empreendedor, é algo muito distinto de uma organização ou projeto já estabelecido no mercado. Para começar, uma startup não dispõe de reconhecimento que facilite a primeira interação, os recursos são geralmente limitados e muitas vezes encontramo-nos a lidar com os clientes unicamente num contexto digital. Todos estes fatores tornam a comunicação idealizada para este tipo de contexto num desafio, mas a possibilidade de aprender com a experiência de outras startups no mercado e as soluções que implementaram pode tornar determinados obstáculos mais fáceis de ultrapassar.

Mesmo que tenhamos um projeto perfeitamente inovador, vamos depararmo-nos com outras organizações a competir pelo mesmo espaço e atenção. Cabe-nos conseguir convencer o público que somos a escolha preferencial face a um sem-número de outras possibilidades disponíveis.

O aumento da popularidade do jornalismo digital e do social media deu origem a um influxo de opões de marketing em contexto digital, como complemento a possibilidades de marketing tradicionais que existem há décadas. Para os responsáveis por startups a miríade de opões de marketing pode ser esmagadora e confusa. GO>360 – PR4STARTUPS

 

Os desafios para um novo projeto

Os desafios do marketing não se encontram limitados a encontrar a melhor estratégia de marketing. Até mesmo as melhores estratégias de marketing podem falhar, caso nos desconcentremos devido a outras obrigações ou oportunidades.

As startups começam, geralmente, a operar com recursos limitados e até mesmo as startups com um elevado nível de investimento possuem investidores a quem têm de dar satisfações relativamente a cada gasto. O problema é que os fundadores e gestores de startups percecionam este facto como uma desvantagem no que respeita à implementação de uma estratégia de marketing viável.

Quando a eficácia potencial de um produto ou serviço ainda não foi estabelecida, a força da sua equipa de gestão e a credibilidade da narrativa contribuem em larga medida para conquistar a confiança do mercado. Se é claro que a reputação é fundamental para o desenvolvimento destas empresas, também é pertinente advogar que a aposta na gestão estratégica da comunicação é o ingrediente fundamental para construir a confiança de forma eficaz e duradoura no tempo. De igual modo, a conquista de um posicionamento top-of-mind no público e a permanente gestão do interesse mediático tornam-se fatores fundamentais para uma história com final feliz.

Seja a lidar com investidores, futuros parceiros, perspectives, jornalistas ou prescritores, espera-se que estas empresas emergentes sonhem alto e se apresentem com uma voz pública totalmente formada, confiante e, principalmente, carismática.

 

Contar uma história de empreendedorismo num ecossistema empreendedor

Se uma startup é uma visão diferenciadora que procura explorar uma oportunidade de negócio numa área inovadora (ou desaproveitada), então a sua comunicação tem de ser mais do que descrever um produto ou serviço. Trata-se, acima de tudo, de apontar um propósito – demonstrando o potencial exponencial de soluções para problemas ainda sem resposta e da capacidade para cativar os stakeholders. Um percurso que se faz de enfrentar necessidades inesperadas e adquirir novas competências, seja discursar em público ou lidar com os media, entre tantas outras.

Plus qu'un prérequis, la communication est essentielle pour les entreprises qui veulent gagner en visibilité et en reconnaissance sur un marché de plus en plus compétitif et vorace. Toute bonne idée passe par la transformation d'un projet théorique en quelque chose de concret qui sera évalué par le public. Ce contact et la relation que l'on souhaite créer impliquent de raconter une histoire qui permette de créer un lien efficace et affectif.

 

Fique a par deste tema no nosso E-book “COMM4STARTUPS: Comunicar numa nova realidade”.

Caso queira conhecer a nossa oferta de serviços de comunicação para Startups, queira consultar a nossa GO360 – PR4STARTUPS.

LETTRE D'INFORMATION

DEMANDES DE RENSEIGNEMENTS

+351 211 926 120
(coût des appels sur le réseau fixe national)
letus@say-u.pt