Ajudar a operação de uma organização a crescer e a ser bem-sucedida é o objetivo final de qualquer estratégia de RP colocada em prática. Neste contexto, a atuação do profissional de RP necessita de equacionar vários elementos distintos, procurando posicionar a organização de forma adequada, criando uma mensagem e utilizando meios que se adaptem a esta meta.
Como tornar a organização relevante?
O que é relevante para parte do seu público pode não o ser para outra tipologia de cliente ou para os médias.
- Coloque-se na pele do público que quer alcançar e procure perceber o que é relevante para o mesmo.
- Crie a sua estratégia a partir do básico: quais são os seus objetivos?
- Conte a sua história e avalie a relevância do seu conteúdo.
- Encontre ângulos que tornem a sua história minimamente interessante e em algo que valha a pena conhecer.
Lembre-se que nem tudo pode ser delegado: muitos jornalistas preferem falar diretamente com o seu CEO ou com um Administrador, do que com o responsável pelas RP. Os responsáveis com funções de gestão na sua organização necessitam de se preparar para lidar com os media e os conteúdos precisam de ser continuamente trabalhados para que se tornem verdadeiramente apelativos.
Por último, é importante insistir na necessidade de coordenar uma estratégia de RP com a estratégia de negócios seguida. Se fizer uma declaração sobre como determinado aspeto da operação, espera-se que a organização haja em consonância. É mais fácil fazer declarações grandiosas do que conseguir desenvolver um posicionamento efetivo no mercado.