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Mar 15, 2017

Dumb Ways to Die – (Re)Construção da Campanha

Les acteurs de la société

À primeira vista o setor ferroviário não parece o cenário mais atrativo para se trabalhar. Contudo, este fator perde toda a relevância quando o foco é sobre aquilo que gostamos de fazer, comunicar.

Designada Dumb Ways to Die, a campanha da agência McCann Melbourne tornou-se um marco na história da comunicação. Remete para uma campanha de awareness edificada para os utilizadores do metro na Austrália.

Problema

Os jovens de Melbourne (Austrália) demonstravam frequentemente comportamentos de distração nas instalações do metropolitano da cidade. Em meados de 2011, esta foi uma das causas de preocupação, uma vez que a taxa de feridos e mortos neste contexto aumentou.

Desafio

Consciencializar as crianças e jovens para a necessidade de serem cautelosos junto dos comboios.

Campaign Starting Point or THE TRUTH by McCann Melbourne

Trains travel in a straight line. If you get hit by a train, you’ve probably done something wrong which makes getting hit by a train one of the dumbest ways to die.

Campanha

Em 2012 a McCann lançou uma música (e o karaoke da mesma), com o título Dumb Ways to Die. No período de 24 horas o vídeo alcançou o top 10 da itunes e em 48 horas já estava no sexto lugar.

De forma a dar continuidade ao sucesso, a agência criou imenso buzz à volta do assunto e continuo a criar conteúdo de fácil partilha:

Pouco depois lançaram o site web  e um jogo (aplicação para smatphones) em 22 países. O jogo chegou rapidamente aos 103 milhões de downloads.

De forma a inovar e não deixar cair o projeto, em 2014 lançaram Dumb Ways to Die 2 (app). Só em 3 meses foram jogados 4 biliões de mini-jogos da aplicação.

Suportado por uma massiva campanha de publicidade, em 2015, o vídeo Dumb Ways To Die tinha mais de 35 milhões de visualizações.

A agência alega que o mediatismo da campanha não fez com que a meta inicial se tivesse perdido, esta foi alcançada. Denotou-se uma diminuição da taxa de lesados. 127 milhões de pessoas afirmaram estar mais atentas quando estão perto de comboios, tendo atenção sobre o tema segurança no metro aumentado.

Dumb ways to Die _Say U Consulting _ Março 2017

Dumb Ways To Die é claramente um exemplo de uma campanha de awareness com sucesso. Uma mensagem forte, consistente e bem trabalhada permitiu que este sucesso se tornasse global. E quer perceber como? Sur Movers & Shakers da próxima semana (22 março 2017) partilhamos consigo os Secret Ingredients to a Social Success segundo a McCann Melbourne.

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