A Comunicação e as Relações Públicas são essencial durante toda a Vida de uma startup. No início é ainda mais crucial, pois pode ditar se vai ou não ser bem recebida no mercado.
Utilizando a analogia da criança para homenagear o Dia Mundial da Criança que se celebra hoje, podemos comparar uma startup em início de vida a uma criança que quer entrar no mundo dos adultos: o mercado.
Segundo All Ries, referência mundial no âmbito da consultoria em Marketing e Comunicação nos EUA, as startups devem preferir o caminho das Relations publiques à Publicidade no seu processo de Ativação de Marca.
É óbvio que também é importante a noção de Publicidade, já que incrementar notoriedade à nova marca e dá-la a conhecer é também fundamental, mas no início é importante não falar diretamente da sua organização, mas sim levar os media a contar sua história. Mas como em tudo na vida, valorizamos mais uma boa recomendação do que um auto-elogio, certo?
Enquanto startup, e sendo um projeto novo no mercado, é fundamental um bom aconselhamento sobre qual deve ser o seu tom de comunicação, uma análise à sua forma de comunicar, se ela é clara ou não, qual a sua posição no mercado em que se insere, entre outros pontos.
É importante fazer uma avaliação inicial para conseguir responder a algumas questões, tais como:
- Qual é o seu mercado?
- Quais são as caraterísticas da sua marca?
- Por que os clientes devem escolhê-lo a si e não a outros?
Para o ajudar a responder a estas questões e a delinear uma estratégia que dê resultados, recorrer a profissionais de Relações Públicas é a melhor solução. Por isso, se quer potenciar a sua startup o seu primeiro passo deve ser – incluir as Relações Públicas na sua estratégia.