A investigação deve ser constante e para isso é essencial conhecer ferramentas de monitorização eficientes e eficazes.
PRStack – Ferramentas para Relações Públicas
Existem atualmente inúmeras ferramentas que o podem auxiliar e conduzir no que toca à Investigação e Monitorização.
Além de ser uma parte essencial do quotidiano profissional na área da comunicação, a Investigação é o início do processo de RP em 4 etapas: Investigação, Planificação, Operacionalização e Avaliação.
Com a inovação e updates que presenciamos a cada dia no mundo digital, e com a facilidade que temos em aceder aos mais variados conteúdos, se utilizarmos as ferramentas corretas e adaptadas ao estilo de conteúdo que queremos encontrar, poupamos tempo. E já que o tempo é dinheiro, é também essencial e deve ser rentabilizado.
Mas como pode utilizar estas ferramentas? E onde as encontrar?
A resposta que procura pode chamar-se #PRStack. Aqui pode encontrar cerca de 250 ferramentas de investigação e monitorização úteis para o seu quotidiano organizacional.
Tem ferramentas nas áreas da Publicidade / Relações Públicas; Branded / Owned Media; Relações Influentes; Community, e com funções específicas para Planeamento; Insights; Gestão; Conteúdo; Canal; Monitorização; Analytics.
Entre estas destacamos o Google Alerts e o Talkwalker.
O Google Alerts é uma forma rápida e fácil de aceder a conteúdos que nos interessam e de receber alertas em tempo real sobre quando os mesmos são publicados na WEB.
As vantagens da utilização do Google Alerts para a sua organização podem ser muitas, entre as quais o facto de ser uma ferramenta gratuita, e também de trazer resultados otimizados de forma rápida. Esta ferramenta serve essencialmente para nos mantermos “em cima do acontecimento e monitorizarmos o que é dito sobre algum assunto ou tópico no momento.
Ao criar um Google Alert, poderá receber notificações por e-mail sempre que o Google encontrar novos resultados em um tema ou tópico do seu interesse.
Alguns alertas que podem ser importantes para si, pensado estrategicamente na área das Relações Públicas podem ser:
- Alerta para o nome da sua empresa
- Alerta para os seus principais concorrentes
- Alertas para as suas principais palavras-chave
- Informar-se sobre assuntos relacionados com o seu setor e negócio
- Acompanhar a variação de preços dos serviços
- Saber a opinião do mercado
O Talkwalker é uma plataforma que analisa conteúdo online, impresso, social e de TV/rádio, sendo uma ferramenta de cobertura global de conteúdos de owned e earned media em cerca de 187 idiomas.
Com o Talkwalker torna-se possível analisar de forma eficaz as reações a determinadas campanhas online, que nos permite encontrar informações relevantes para monitorizar resultados em tempo real, e que consegue alcançar informações publicadas no período de 2 anos.
No Talkwalker é também possível agendar alertas personalizados (em semelhança ao Google Alerts), criar relatórios e receber informação no email, entre outras funcionalidades. Se selecionarmos a opção “Relações Públicas” no separador “Soluções” do site Talkwalker, podemos ver as áreas de atuação deste projeto no âmbito das Relações Públicas e o que nos podem oferecer.