O setor do Marketing, Comunicação e Relações Públicas tem capacidade de crescimento, de adaptação e de investimento.
Num ambiente empresarial em constante transformação está a adotar novas tecnologias, competências e a criar condições para melhorar o bem-estar, a diversidade, a igualdade e a ética.
Tudo isto num contexto de crises geopolíticas generalizadas e de incerteza económica. Enfrentar a IA, a desinformação e o clima, enquanto se estimulam equipas criativas e talentosas, não é tarefa fácil. Mas é uma tarefa decisiva para melhorar a experiência do cliente.
Melhorar a experiência do cliente, em especial no B2B – a especialização da SayU Consulting – e auxiliar as organizações na aquisição de novos clientes são dos principais desafios. E o primeiro está diretamente relacionado com o segundo: melhorar a experiência do cliente também significa melhorar a jornada das empresas e organizações do setor.
E aqui coloca-se outro dos grandes desafios: o talento e a sua retenção, reforçando o papel que profissionais experientes desempenham no setor e a diferença que podem fazer na melhoria da experiência e na persecução dos objetivos do cliente.
E é nesta pool de desafios que procuram antecipar tendências e olhar para quais serão as principais perspetivas.
Por exemplo, o Relatório Mundial de Relações Públicas da ICCO revela que as empresas deste setor vão privilegiar o investimento em ESG e dar prioridade ao domínio das ferramentas de IA .
Quando questionados sobre as três principais tecnologias do futuro, 86% dos inquiridos colocam a IA entre as três principais, em comparação com 40% em 2022. A ciência dos dados é relegada para segundo lugar, com 41% (comparativamente a 42% em 2022). A principal competência para o futuro é o “domínio das ferramentas de IA”, com 45% a classificá-la entre as três principais, uma nova opção para este ano, acima da consultoria estratégica, 42%.
A expetativa, e aposta, de 55% dos inquiridos é aplicar as novas tecnologias para que as organizações funcionem de forma mais eficiente. Já 47% vão utilizá-las para a construção de comunidades en ligne e 38% para um maior envolvimento dos colaboradores.
Já o investimento em governança ambiental, social e corporativa (GSE) na siga inglesa) é a área em se espera que haja maior investimento (49%), com a ‘comunicação de influenciadores’ e a ‘consultoria estratégica’ a completar, pelo segundo ano consecutivo, o top três do ranking.
“Sustentabilidade e meio ambiente’ será uma vez mais a causa social a que as empresas irão dar prioridade (69%). No que diz respeito a desafios, 42% das respostas estão nas “condições macroeconómicas” a par de “clientes indisponíveis na alocação de recursos adequados”.
Ainda assim 96% das empresas do setor esperam crescer nos próximos cinco anos e preveem o aumento na rentabilidade das suas organizações. Rentabilidade que advém do crescimento do negócio dos clientes para o qual o contributo do setor será decisivo.