Nous avons du courrier

Jan 26, 2024

IA como braço direito dos profissionais na comunicação de Relações Públicas

IA

 

Inteligência Artificial na comunicação de Relações Públicas

 

Nos últimos tempos temos testemunhado a evolução da Inteligência Artificial (IA) em vários setores. As Relações Públicas (RP) não são exceção. Assim, é fundamental olhar para o papel da IA nas RP.

Para os menos conhecedores, a IA são todos os sistemas capazes de percecionar a inteligência, sintetizar e inferir informações. Esta foi criada com o propósito de auxiliar as pessoas a melhorar as suas capacidades.

Não é novidade o facto de a IA servir como auxílio para diversas tarefas. No caso das RP, a IA pode ajudar, entre várias outras possibilidades, a gerir e a monitorizar as comunicações, a identificar potenciais crises e a gerar conteúdos. Criar conteúdo é crucial para o SEO, e a IA está apta para automatizar esse processo.

Para além disso, os profissionais de RP recorrem à tecnologia de IA com o intuito de melhorar a sua estratégia na comunicação de Relações Públicas.

Mas de que modo é que estes profissionais usam a IA no seu dia a dia?

  1. Fonte de inspiração: a IA permite estimular a criatividade das pessoas. Pode-se utilizar a inteligência artificial como uma ferramenta para debater ideias criativas e ajudar a criar conteúdos, fornecendo inspiração para melhorar a sua mensagem e a sua comunicação;
  2. Criar conteúdo: curiosamente, a tecnologia de IA possibilita, através do processamento de linguagem natural, a criação, por exemplo de Press Releases, blog posts, social media posts ou qualquer outro tipo de texto;
  3. Pesquisa: a IA provou ser eficiente na realização de pesquisas e na obtenção dos resultados desejados. Isto liberta os profissionais de RP para uma maior criatividade humana, que é única e que é a base das RP;
  4. Monitorização dos media: este tipo de tecnologia pode seguir e efetuar análises de sentimentos e tendências, de forma a acompanhar o estado e alcance das campanhas de RP, proporcionando os dados que os profissionais de RP necessitam para, por exemplo evitar potenciais crises ou corrigir e melhorar as suas campanhas;
  5. Assistência na elaboração de relatórios: a tecnologia de IA ajuda a fornecer os dados em bruto e a análise de sentimentos e reações para ligar os resultados das campanhas à cobertura mediática obtida, percebendo as vendas. Também fornece análise de dados históricos, acompanha as tendências do mercado e o desempenho das campanhas de comunicação de RP para ajudar a construir orçamentos futuros e auxiliar na obtenção de resultados.

Estes são apenas alguns dos exemplos na qual a IA contribui para o auxílio do trabalho de um profissional de RP.

É importante sublinhar que esta tecnologia foi criada unicamente para facilitar o trabalho de diversos profissionais, neste caso, de RP, e nunca com o intuito de substituir o seu trabalho.

LETTRE D'INFORMATION

DEMANDES DE RENSEIGNEMENTS

+351 211 926 120
(coût des appels sur le réseau fixe national)
letus@say-u.pt