A atividade de Relações Públicas em Portugal surge por volta dos anos 50 patrocinada sobretudo por empresas multinacionais.
Associada sempre a uma vertente do marketing que surge como ponte de diálogo entre os vários públicos e que através de vários meios transmite a boa imagem de uma organização.
Para Ivy Lee, conhecido como o pai das RP, as relações públicas são uma técnica de comunicação, que visa a criação de um clima favorável de entendimento mútuo entre uma organização e os seus públicos, onde um dos principais focos do seu desempenho passa pela promoção da imagem da instituição junto do seu target (público pretendido).
Mas como se relacionam as Relações Públicas e as vendas dentro de uma empresa? Onde encontram um caminho comum?
Esta questão pode ser respondida, se percebermos que atualmente, “vender” é muito mais do criar lucro: é também estabelecer relações, orientação para o mercado e manter o foco no cliente.
Podemos ver isso com o exemplo do impacto que um evento pertinente e bem planeado pode ter na vida de uma organização e para a atividade comercial da mesma. Um tom de comunicação adequado e criativo transmite valores e atributos intangíveis, como a imagem da marca, a cultura empresarial e o posicionamento da organização.
As Relações Públicas e tudo aquilo que envolvem, desempenham sem dúvida um papel fundamental na concretização dos objetivos comerciais da empresa e são a melhor via para chegar até todos os públicos e stakeholders, de acordo com o nível de envolvimento e expetativas que estes têm para com a organização.
Segue assim, um resumo de algumas das vantagens do uso das relações públicas para o alcance dos objetivos comerciais de uma organização:
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Criam e aumentam a notoriedade do produto;
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Explicam as características do produto aos públicos interno e externo;
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Estimulam a apetência para a compra;
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Veiculam e consolidam um capital de confiança junto dos públicos;
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Informam e motivam os colaboradores para as vendas;
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Constroem imagem e geram goodwill;
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Divulgam a marca.