Além de facilitar a rotina diária dos profissionais, a IA para empresas também pode ser responsável por ajudar indústrias, organizações e marcas nos seus processos de tomada de decisão, melhorando dinâmicas e aumentando o retorno financeiro.
Por isso, o investimento em IA tem crescido mundialmente e tem feito a diferença nos mais variados setores da atividade económica.
Tendo, deste modo, é importante olhar para a perspetiva de empresas que dão uso à Inteligência Artificial no seu dia a dia:
Netflix
A Netflix veio revolucionar o mercado de streaming ao utilizar uma estratégia de personalização com recomendações centradas no utilizador. Utilizando IA e análise de dados, a Netflix consegue entregar um serviço personalizado que deixa seus assinantes mais satisfeitos por encontrarem o que precisam sem terem de pesquisar muito. Uma caraterística que tornou a Netflix líder mundial em serviços de streaming.
American Express
A American Express, empresa de serviços financeiros, utiliza as diversas capacidades e vantagens da IA para prevenção de fraudes. Com algoritmos de análise de dados embutidos num processo de precificação dinâmica, a companhia consegue economizar milhões evitando perdas. Assim, consegue, entre outras valências para o seu negócio, detetar fraudes ou definir o limite de crédito de acordo com o perfil de risco de seus clientes.
Não é surpresa que a Google, o maior motor de busca do mundo, utiliza recursos de Inteligência Artificial para as pesquisas realizadas e recomendações apresentadas. Contudo, não se limita apenas a esse recurso. Alguns outros sistemas da Google que também utilizam IA são os seguintes:
- Google Assistente;
- Google Fotos – para o reconhecimento e agrupamento de imagens;
- Gmail – para a sugestão de textos durante a escrita do email;
- Google Maps – no momento de sugestão de rotas menores.
Através destes exemplos é possível compreender os benefícios que a IA traz para o mundo empresarial, nomeadamente, aumento da segurança, redução de custos com manutenção e maior produtividade.
Além disso, é também importante destacar que a evolução da IA para empresas contribuiu para o surgimento de novos empregos e estudos recentes revelam que cerca de 75% dos empreendedores acreditam que a Inteligência Artificial irá permitir a criação de novos postos de trabalho.