Já sabemos a influência das redes sociais e como é importante nos nossos dias.
Quer estejamos a partilhar uma foto, conversar com um amigo ou até a procurar por uma oportunidade melhor nos nossos trabalhos. Revelando um novo paradigma de contacto, as redes sociais são “fixes”.
Além de serem dinâmicas e permitirem novos modos de expressão e conversa. Mas qual será o seu impacto nas empresas e nas Relações Públicas? Podemos dizer que já se verifica uma influência da social media nas RP, com um impacto enorme, e como estão a melhorar?
Felizmente, a resposta é afirmativa. Estamos a caminhar para um cenário de transformação que conduz empresas a tornarem-se “melhores amigas” com os seus acionistas e com as redes sociais. Por causa disto, empresas estão a pensar de uma forma mais inteligente quando incorporam tecnologia nas suas estratégias. Faz sentido para as redes sociais e para as RP agirem separadamente? A resposta é não.
Imediato
A interação tem acelerado o seu passo. Antes havia tempo para reuniões cara a cara entre jornalistas e Relações Publicas. Agora, o tempo é reduzido para alguns tópicos e interlocutores.
Onde é que entram as redes sociais? Elas tornam-se verdadeiras aliadas de todos os profissionais RP por facilitarem um contacto mais direto e rápido com os jornalistas. E o melhor é que os jornalistas apreciam este tipo de contacto e aproveitam estas plataformas para estarem em contacto com os profissionais RP.
Função
O tempo passou desde quando um RP simplesmente escrevia e enviava notas de imprensa e mantinha uma relação convencional com os media tradicionais. Os RP têm uma nova função e, consequentemente, mais importância. Eles ajudam a construir a voz online da organização, através do tipo de conteúdos que são publicados e são responsáveis por gerir e proteger a sua reputação. Promoção, publicação, monitorização online, compromisso e o cálculo fazem parte agora da família das RP. O alcance das ferramentas disponíveis está a aumentar.
Publicação dos Conteúdos
Publicar e partilhar conteúdos não é tão comum como pode parecer. Publicar um tweet no Twitter ou comentários originais no Facebook completam agora o universo dos RP e oferecem cada vez mais uma característica digital.
Os profissionais de agora não estão só focados em entregar informação, notícias e audiências, estão também preocupados em gerar novas conversas. As redes sociais tornaram-se uma parte integrante da estratégia do marketing e os profissionais RP estão a fazer o seu melhor para tirarem partido disso. Podemos afirmar com certeza que existe já uma influência da social media nas RP.
Já explorou todas as possibilidades das Relações Públicas e aproveitou a influência das redes sociais? Contacte-nos.