A Avaliação de resultados como parte do sucesso de uma campanha de RP
A avaliação de resultados do trabalho de um profissional de comunicação é uma parte essencial do seu trabalho. São inúmeras as formas de o fazer: o número de referências, a tipologia dos órgãos de comunicação social onde foi referido, o valor de ROI, a dimensão da notícia, entre outras.
No entanto, e apesar da relevância da análise anterior, a verdade é que os ciclos de notícias são cada vez mais curtos e, como consequência, serão poucas as pessoas que passado pouco tempo ainda se vão recordar de determinada ação da empresa X ou Y.
Dito isto, qual é, afinal de contas, a mais-valia do trabalho de um RP? A verdade é que grande parte dos resultados só é visível a longo prazo. No curto prazo, os resultados são, logicamente, também eles importantes. Todavia, os maiores dividendos surgem num horizonte mais alargado.
A criação de uma relação de confiança com os consumidores e também com os media não se consegue de um dia para o outro. A verdade é que não são poucas as vezes em que o cliente não percebe esta vertente. O papel das agências deve ser de o sensibilizar neste sentido.