Nous avons du courrier

Août 3, 2022

A mudança nas Relações Públicas

Assim como a vida moderna, no geral, mudou com a evolução tecnológica, também houve uma mudança nas Relações Públicas.

 

Hoje, os professionnels desse campo praticam uma atividade completamente diferente do que se verificava há uns anos atrás. Têm novas formas de trabalhar, novas metodologias para organizar, liderar e gerir trabalho.

 

A mudança mais óbvia desta área está relacionada com a mudança da lista de contactos dos media. Desde o início das Relações Públicas como carreira profissional, os seus peritos reconheceram a importância do desenvolvimento de uma lista de contactos dos media. Uma base de dados de contactos dos quais podem referir ou recorrer para publicarem os artigos sobre a sua marca. Antes da internet, este processo era mais fácil. Visto que era um ecossistema mais pequeno e consistente, uma vez que os jornalistas usavam muito do seu tempo associados a um media específico. 

 

O Cenário Moderno dos Media 

 

Hoje em dia, os media são tudo menos pequenos e consistentes. O número de publicações aumentou. Os blogueurs e influencers são novos les parties prenantes que ganharam importância. Seria ignorante não os considerarmos nas nossas análises. 

Desenvolver uma lista de contactos dos media já não é uma tarefa fácil. Felizmente, outros mecanismos já existem. Há vários softwares disponíveis capazes de acompanhar esta evolução. As novas tecnologias ajudam a identificar quem é importante e até mesmo que meio de comunicação a usar e o melhor jornalista para passar a mensagem da nossa marca. 

Antes da era digital, calcular o impacto e o sucesso de uma ação de Relações Públicas era difícil. Tão difícil que muitas marcas simplesmente preferiam não recorrer a Relações Públicas. 

Os decisores viam a atividade com um custo necessário e não como um método de lucro. Agora conseguimos calcular os resultados. Podemos ver o aumento do tráfico do website, as melhores taxas de conversão e o melhor mecanismo de pesquisa. Finalmente, podemos calcular as receitas que advém. Então conseguimos explicar o investimento adicional em Relações Públicas. 

Podemos concluir que a tecnologia mudou a forma como produzimos e consumimos informação. Desta forma, faz sentido que tenha mudado também a forma como as equipas de Relações Públicas comuniquem e meçam os seus resultados. É verdade que a mudança é sempre um processo difícil. Contudo, no ambiente das Relações Públicas é necessário seguir a evolução do tempo. Existem normas fundamentais nesta prática que os profissionais mantêm: a existência de fortes relações entre les parties prenantes e uma forte identidade de marca. 

Conte connosco para o ajudar com a mudança nas Relações Públicas. 

LETTRE D'INFORMATION

DEMANDES DE RENSEIGNEMENTS

+351 211 926 120
(coût des appels sur le réseau fixe national)
letus@say-u.pt