Aceleração Digital
Os desafios específicos trazidos pela pandemia vieram aprofundar a digitalização na atividade empresarial. Esta aceleração digital ou boost tecnológico já estaria no horizonte de muitas organizações, mas surgiu agora com premência e rapidez de implementação reforçadas e promete deixar para trás quem abdicar de um esforço neste sentido.
Às soluções de apresentação e comercialização da oferta online junta-se uma crescente digitalização também dos processos de Comunicação.
A procura por alternativas de aquisição de produtos e serviços potenciou um consumidor que procura a inovação e que anseia por soluções mais disruptivas e eficientes, numa transformação que tornará impossível regressar ao passado. A abertura criada promete mais oportunidades para trabalhar em parceria e de forma holística, em contacto com les parties prenantes distintos, através de múltiplos setores, geografias e em inúmeras plataformas. Comunicar para criar relações de confiança potenciando o trabalho de todos os envolvidos.
As organizações que participaram no InterComm acreditam que as relações continuam e continuarão a ser a base do negócio. Contudo, é necessário compreender na nova equação em que o digital surge com uma relevância superior como é possível manter a humanização e a proximidade. Em suma, as relações e o seu conteúdo são os mesmos, mas a frequência e a forma das interações alteraram-se profundamente.
Como sempre, em cada crise surge uma oportunidade e nesta fase de transição a oportunidade é complementar o físico com o digital. Quando questionadas sobre o futuro, as empresas afirmam que o seu foco terá de ser a sua reputação, a Comunicação digital e, por fim, mas não menos importante, a Comunicação interna, esta uma prioridade reforçada para todas as organizações independente do seu setor, negócio ou dimensão.
Num mundo global, onde os “grandes” grupos empresariais ocupam um espaço significativo no mercado, os mais “pequenos” questionam como diferenciar-se e conseguir ganhar o seu espaço. A pandemia demonstrou ainda que o digital não é uma realidade apenas para millennials. Hoje todos vivemos no mundo online e as empresas B2B estão conscientes disso mesmo. É agora o momento de compreender como atuar nesta nova equação, tirando partido do melhor que ela oferece.
Raconter avec nous para o fazer.