As avaliações de desempenho podem ser mal interpretadas pelos colaboradores. Foi neste sentido que o artigo 4PRGeeks da passada Terça-Feira se focou no esclarecimento do que é e para que serve, efetivamente, esta ferramenta.
São essenciais para o crescimento de qualquer empresa e a Say u Consulting ajuda-o a ser bem sucedido:
#1 Prepara-se!
Ter confiança é metade do caminho para que a sua avaliação seja bem-sucedida. Por sua vez, a confiança surge da preparação, portanto não negligencie este passo. Saiba explicar e fundamentar o seu desempenho. Apresente fatos que o permitam comprovar os resultados e caso lhe peçam uma referência para perceber como é a sua relação com os colegas, diga que todos eles são indicados, sendo que mantém boa relação com todos (mas claro, diga-o apenas se for verídico).
#2 Mostre Interesse
Se sabe quais são os objetivos que deseja alcançar, trabalhe para os conseguir. Responda com satisfação às questões que lhe são expostas e mostre interesse em possíveis workshops ou formações. Mostre que se identifica com a empresa e função, que quer desenvolver capacidades e chegar mais longe.
#3 Não tenha medo, marque uma posição
Se sentir que alguma coisa está a correr menos bem, partilhe. Ser verdadeiro não implica ser inconveniente, faça-o de forma construtiva. Por outro lado, se tem ideias que podem contribuir para o crescimento da empresa esta é a sua oportunidade de as partilhar. Não se sinta inibido, este tipo de contributos é sempre bem recebido, dá-lhe a possibilidade de se destacar e desenvolver a sua ligação com a organização.
#4 Factos, factos, factos
Não se esqueça, mesmo que o ambiente se revele descontraído e a conversa flua, as avaliações de desempenho são uma conversa de resultados e negócios. Substitua as reacções emotivas ao feedback pela apresentação de factos, estes são a sua arma mais poderosa para dar a perceber ao seu patrão o real valor que acrescenta à organização.