Como conquistar o conteúdo
Existem inúmeras formas de contactar com o público, ora por chamada telefónica, SMS, email, tweet, comentário no blog, post do Facebook, publicação no LinkedIn, notificações push, Snapchat ou Instagram, para dar alguns exemplos.
A facilidade em comunicar torna-se aparentemente interminável. Por um lado, temos canais que permitem criar comunidades singulares com as suas práticas e conteúdo. Por outro, marketeers que pretendem alcançar o seu público-alvo com uma mensagem original.
Em tempos esta estratégia era eficaz, mas atualmente isso não se verifica, devido à complexidade dos algoritmos impostos pelas plataformas e redes de modo a destacar os conteúdos mais relevantes. Estes fenómenos deram origem a um menor alcance orgânico nos canais populares, o que faz com que os marketeers tenham de regressar ao método pay-to-play.
Para conquistar o conteúdo tem de ter em conta os seguintes aspetos:
– Escrever conteúdo que realmente importa;
– Estabelecer laços one-to-one;
– Valorizar a interação;
– Fazer parte das comunidades da área de Marketing;
– Partilhar o conteúdo tendo em conta o público e a plataforma onde vai ser inserido;
– Transparência na atuação.