O que é um Press Release?
A questão como escrever um press release (PR), surge do facto de que este formato é uma das principais ferramentas de comunicação de relações públicas (RP). Apesar do desenvolvimento tecnológico e de algumas previsões que apontavam a perda de importância do PR, a verdade é que este é ainda uma ferramenta indispensável para qualquer profissional de comunicação.
Pontos a seguir
No entanto, como devemos escrever um press release? Que regras devemos seguir? É importante ter em conta que não existe qualquer fórmula mágica para escrever corretamente um PR. Existem diversas formas de o fazer. Contudo, devemos obedecer a algumas regras, independentemente da forma ou do estilo de cada um.
• Devemos ter sempre presente que o nosso público são jornalistas. Assim, há que percecionar a posição dos mesmos e perceber de que forma podemos apresentar a informação para que os jornalistas decidam abordar o tema. Uma das estratégias mais comuns é perceber se o nosso PR responde a todas as seguintes questões: o quê, quem, onde, quando e como. Se assim for, as probabilidades de termos sucesso são bastante maiores.
• O título deve ser curto, conciso e conter claramente a mensagem que queremos comunicar. Se possível, devemos tentar criar alguma expectativa e curiosidade. Contudo, é preciso ter bastante cuidado para não induzir os jornalistas em erro e, consequentemente, quebrar a relação de confiança existente.
• Dentro do possível, o PR deve ter algum valor de notícia. Se não temos nada de novo para comunicar, é preferível não o fazer. Devemos também tentar evitar adjetivar em demasia, de forma a não tornar o conteúdo demasiado comercial.
• A utilização de uma citação de um responsável da nossa marca é uma estratégia que aumenta o sucesso do PR. Para além da própria citação “validar” a informação que estamos a comunicar, também acrescenta valor ao conteúdo do PR.
Construção de identidade
Estas são algumas das estratégias que devemos utilizar quando escrevemos um press release. Contudo, consoante a marca que estejamos a comunicar, é importante construirmos uma identidade até na forma como comunicamos com os media. O estilo e o formato de cada pessoa ou organização, não deverão ser desvalorizados.