Como implementar uma campanha de Marketing Experiencial?
O marketing experienciel é um aglomerado de ações cujo objetivo é levar experiências aos clientes através do estímulo dos sentidos e causar sensações inovadoras e diferenciadas aos les parties prenantes, conectando-o aos produtos ou serviços oferecidos.
Como implementar uma campanha de Marketing Experiencial?
Para que uma campanha de marketing experiencial tenha sucesso é necessário que seja sustentada em alguns pilares:
Conhecer e compreender os les parties prenantes. É essencial conhecer o público-alvo, quem são, o que gostam e o que esperam. Saber exatamente qual é o público e o que ele também tem a oferecer à marca.
Definir o local ou canal de divulgação. A escolha do local ou canal de comunicação ideal é tão ou mais importante que identificar o público-alvo da campanha. É essencial saber onde é que o nosso público passa grande parte do tempo e pensar se a campanha deve ser feita num local ou em vários. O local tem de estar alinhado com o perfil dos consumidores da marca.
Definir claramente a identidade da marca. Depois de selecionar o público-alvo e o local ideal para a campanha é preciso definir a mensagem a passar e o alinhamento desta com a identidade da marca.
Definir os métodos de medição do alcance. O desenvolvimento de uma campanha de marketing experiencial envolve muito trabalho. Para garantir que este é eficaz, é importante definir objetivos e metas que permitam medir os resultados como forma de perceber o alcance da mesma e o que se poderá fazer melhor numa próxima campanha.
Expandir o alcance. A promoção online é a principal forma de divulgação de uma campanha de marketing experiencial, seja através de publicações nas várias redes sociais ou da criação de eventos promocionais. O envolvimento online com o público pode fazer toda a diferença na divulgação e no alcance da campanha. O passa-palavra é também uma importante ferramenta de divulgação, uma vez que as pessoas gostam de partilhar experiências.