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Mar 24, 2024

Comment améliorer la communication avec les franchisés

 

Comunicação com franqueados

A comunicação eficaz é essencial para o sucesso de qualquer negócio de franchising. Utilize estas dicas para potenciar a comunicação com franqueados e mantê-los atualizados e empenhados.

Muitos dos problemas que as empresas de franchising enfrentam podem ser reduzidos a falhas de comunicação. Por exemplo, um franqueador que negligencia a partilha de informações de segurança ou franqueados que lançam promoções que não estão alinhadas com a marca. O “ingrediente secreto” para relações bem-sucedidas entre franqueador e franqueado é uma comunicação eficaz.

 

Comunicar melhor com franqueados

A boa notícia é que a comunicação eficaz não é uma competência difícil de aprender. Vamos abordar sete formas diferentes de comunicar melhor com os seus franqueados .

 

Assegurar a consistência com os seus franqueados

Uma comunicação consistente é essencial para reforçar a sua reputação e responsabilidade, bem como para construir confiança com os seus franqueados. Permite-lhe também alinhar e medir os seus esforços. O contacto regular com os seus franqueados ajudá-lo-á a obter informações sobre o que é positivo, como saber quão eficaz é o seu marketing ou o que ouvem dos clientes.

Há muitas maneiras de estabelecer um diálogo consistente com os seus franqueados. Por exemplo, pode enviar um boletim informativo com notícias interessantes e atualizações relevantes ou enviar uma sondagem para recolher feedback e opiniões.

 

Priorizar a comunicação cara a cara

É fácil esquecer a importância da comunicação cara-a-cara na era numérique. Ferramentas como o correio eletrónico, as redes sociais e as mensagens instantâneas oferecem conveniência, mas não podem substituir os laços pessoais que só podem ser construídos através de interações cara-a-cara. E as comunicações baseadas em texto muitas vezes perdem subtilezas importantes, levando a que até os e-mails mais bem-intencionados sejam mal interpretados.

Tente ter reuniões presenciais com os seus franqueados, especialmente se tiver de discutir tópicos ou objetivos importantes. Os e-mails podem ser muito lentos – os leitores não podem fazer perguntas, de modo que os e-mails são alvo de longas discussões enquanto as pessoas pedem mais esclarecimentos. Assim, as reuniões presenciais podem ser a forma mais eficiente de transferir uma grande quantidade de informação.

Se os seus franqueados estiverem espalhados por uma grande área geográfica, utilize ferramentas de vídeo como Zoom, Join.me, GoToMeeting, e Google Meet para uma comunicação cara-a-cara regular. Note que a videoconferência online não é um substituto completo para o contacto humano.

 

Criar laços de feedback com os seus franqueados

A comunicação é uma via de dois sentidos e não deve ser dirigida apenas pelo franqueador. Os laços de feedback são essenciais para o ajudar a compreender o que precisa de melhorar, o que interessa aos seus clientes, porque é que certas localizações têm melhores resultados, etc. Não é apenas desmoralizante para os franqueados se sentirem que não são ouvidos, mas também estará a perder informação crucial e oportunidades que podem transformar o seu negócio.

 

Reuniões e pontos de ação

Não é razoável esperar que todos se lembrem de cada detalhe de uma reunião. Ter uma ordem de trabalhos é importante e deve também escrever os pontos-chave de ação e as decisões discutidas em cada reunião, partilhar agendas e atas com os participantes (e todos os que não puderam comparecer) e dar seguimento aos pontos de ação para garantir que as reuniões têm objetivos e não precisam de ser repetidas.

 

Fornecer apoio aos franqueados

Os primeiros franqueados com pouca experiência a gerir um negócio podem sentir-se sobrecarregados numa primeira fase. No entanto, franqueadores percorreram este caminho e acumularam uma riqueza de conhecimentos durante anos de trabalho árduo e perseverança. Partilhe as suas lições e melhores práticas com os franqueados, através de materiais escritos e outras formas de comunicação como reuniões, sessões de perguntas e respostas, e discussões informais. Quando os franchisados se sentirem apoiados e investidos, terão confiança, um melhor desempenho e reforçarão a sua confiança na marca.

 

Ajudar os franqueados a “venderem-se” eficazmente

O sucesso dos franqueados é uma situação vantajosa para ambas as partes. Quanto mais eles venderem, mais saudável será o seu negócio. O marketing é fundamental para informar os clientes sobre a existência do seu franchise e assegurar um resultado final saudável.

Encoraje os franqueados a concentrarem-se em iniciativas de marketing. Nem todos vêm de uma formação de marketing, por isso é importante dar aos franqueados uma base sólida para os ajudar a começar. Por exemplo, pode fornecer um plano de marketing que cubra os primeiros três meses de funcionamento de um local de franchising. Deve apresentar materiais promocionais específicos, calendarização e custos para cada atividade de marketing, tanto online como offline.

 

Empregar ferramentas de apoio e automatização

No mundo caótico de gerir um negócio de franchising, é fundamental que os seus franqueados tenham a informação de que necessitam para fazer o seu trabalho de forma eficaz. Os e-mails são perdidos em caixas de entrada e as reuniões são desviadas. Aqui estão algumas grandes ferramentas para ajudar a tornar a comunicação com os franqueados o mais suave e eficiente possível.

  • Calendário: Este software de agendamento de reuniões ajuda-o a encontrar o momento perfeito para realizar uma reunião com facilidade.
  • DocuSign: Utilize esta aplicação para recolher assinaturas digitais e completar importantes acordos de franchise em minutos, onde quer que esteja.
  • Dropbox: Uma grande ferramenta para armazenar e partilhar conteúdos sobre a franquia, tais como materiais de marketing e manuais de operação, permitindo colaborações fáceis com os franqueados .
  • Google Docs: Utilize esta plataforma para criar, aceder e editar documentos partilhados e colaborar com outros em tempo real.

Grupos de Facebook: Um ponto de venda informal de comunicação com franqueados, para ligarem e partilharem as suas ideias e experiências, discutirem questões em comum e organizarem atividades.

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