A longo dos últimos meses, a SayU Consulting, em pareceria com a École de communication sociale do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL) e com o apoio do aicep Portugal Global, tem desenvolvido o estudo InterComm Report – B2B Communication Trends in Global Businesses (InterComm).
O InterComm apresenta um retrato sobre o papel da Comunicação na construção e gestão de relações com os les parties prenantes das organizações portuguesas com foco na venda a outras empresas – Business-to-Business (B2B) – e negócios internacionais relevantes, revelando que a Comunicação, durante muito tempo encarada como uma questão menor, surge agora como uma função com importância crescente, assumindo uma nova posição prioritária entre o pensamento estratégico de várias empresas.
A Comunicação deve inspirar confiança junto dos diferentes les parties prenantes, em especial num momento de aposta na cultura organizacional, na reputação e em empreender uma Comunicação mais aspiracional e “inspiracional”, por contraste a uma comunicação apenas operacional, feita à medida do interlocutor ou mesmo sem qualquer relação com os objetivos estratégicos das organizações.
A relevância da Comunicação assenta numa evolução progressiva. Começa por ser uma preocupação com produtos e clientes, passando depois para com as pessoas e equipas e, previsivelmente e de forma natural, para uma compreensão da Comunicação como uma inovação da forma como a empresa apresenta a sua marca, estabelecendo uma relação próxima e de confiança com os seus les parties prenantes. O seu planeamento deve ser um trabalho em permanente desenvolvimento, adaptação às diferentes realidades e a realizar em coordenação com a gestão da empresa.
A conjuntura atual tornou mais evidente a necessidade e importância de as empresas construírem e gerirem as relações com os diferentes interlocutores na cadeira de valor. A comunicação entendida enquanto uma função estratégica abrangente permite às empresas não só vender produtos ou serviços, mas também capital de confiança e notoriedade, tornando-as mais competitivas e bem-sucedidas na concretização das suas metas de negócio.
O reconhecimento de uma empresa no mercado não depende somente da qualidade dos seus produtos ou serviços, mas também de uma combinação de diferentes fatores, como a sua história, a sua missão, visão, valores, os resultados alcançados, a experiência, os planos de investimento, entre outros. Todos estes elementos são determinantes e devem ser partilhados para permitir a criação de “capital de confiança” e notoriedade junto dos vários les parties prenantes.
A importância da Comunicação com os vários les parties prenantes, que assumem um papel fundamental e crítico no sucesso do negócio, é indiscutível. Em tempos de ruído acrescido como os que vivemos, a Comunicação assume-se como a “voz” das marcas, inspirando confiança em tempos de incerteza e servindo como âncora da relação das organizações com o mercado.
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