Consumo de produtos de alimentação infantil cresce 4%
Higiene do Bebé entre as categorias mais promocionadas do FMCG
Saquetas crescem mais de 40% em comparação com 2017 e já valem mais de 14M€
Lisboa, 18 de fevereiro 2019 – O consumo de Produtos para Bebé mostrou-se dinâmico em 2018, segundo dados da Nielsen. O setor de Puericultura cresceu, em 2018, 2% das vendas em valor. Dentro deste setor, destacou-se a categoria de Alimentação Infantil , crescendo 4% relativamente ao período homólogo e ultrapassando os 108M€. Com a recente estabilização dos valores da natalidade depois de quebras acentuadas em 2013 e 2014, seria agora esperada estabilidade do sector. No entanto, este crescimento pode ser explicado, em grande medida, pelo considerável aumento das vendas de Produtos Homogeneizados (boiões, saquetas, tacinhas) – 14% em valor e 9% em volume, que se encontram a conquistar lares em Portugal e mantêm a oportunidade para crescer.
No que à Higiene do Bebé diz respeito, a categoria não sofreu alterações significativas quando comparada com 2017, saldando-se num valor de 112,9M€ de vendas no último ano. A venda de Fraldas, o mais importante produto nesta categoria, confirma a tendência geral e não demonstra oscilações relevantes.
“O segmento de Saquetas é impulsionador da categoria aliando não só o lançamento de novos produtos e a conquista de linear por este segmento, mas também a tendência de procura pela conveniência sentida na globalidade do mercado nacional” afirma Ana Raquel Santos, Consultant principal auprès des clients da Nielsen. Esta não é a única tendência que afecta os FMCG e as categorias de consumo de produtos de Alimentação Infantil. Para a especialista da Nielsen, “no último ano houve um maior foco na aposta em produtos biológicos e na reformulação de receitas nos produtos desta categoria, desde farinhas infantis a homogeneizados, aproximando-se das exigências alimentares e nutricionais procuradas pelos pais”.