Content Marketing – 5 cargos que qualquer equipa deve ter
As exigências e desafios que são hoje colocados a uma equipa de Content Marketing são completamente diferentes do que eram no passado. Hoje uma equipa deste tipo deve ser capaz abandonar os antigos dogmas e ser capaz de planear uma campanha pensando em primeiro lugar na sua audiência.
Assim, uma equipa de marketing de contenu deve ter:
- Um jornalista – O marketing de contenu tem uma grande componente de storytelling e, por regra, os jornalistas têm bastante facilidade em contar histórias. Por outro lado, têm também por hábito pensar na audiência em primeiro lugar e isso é uma enorme vantagem.
- A community manager - Por muito conteúdo que qualquer marca produza, é essencial ter alguém que saiba como o fazer chegar ao público. O community manager é a pessoa indicada para esta missão, seja através do SEO ou das redes sociais.
- A designer gráfico – Um designer é capaz de tornar um conteúdo pouco interessante em algo viral. É uma peça fundamental em qualquer equipa de marketing de contenu.
- Um editor de vídeo – O vídeo é o formato predominante atualmente. O Facebook, Instagram ou o YouTube favorecem nos seus algoritmos o formato de vídeo. Desta forma, ter um editor de vídeo é quase uma obrigação para uma equipa deste tipo.
- Um analista de dados – Um elemento que saiba tirar proveito dos dados que hoje temos ao nosso dispor é uma enorme mais-valia. Uma análise cuidada vai permitir perceber quais os conteúdos que funcionam da melhor maneira.