Num mundo de negócios em constante evolução, a colaboração tornou-se uma ferramenta essencial para o sucesso. Empresas que antes se percecionavam como rivais reconhecem agora os benefícios de unir forças para alcançar objetivos comuns. Crescer com o inimigo: transformar rivalidades em parcerias.
Neste artigo são abordados pontos de análise sobre colaborações entre concorrentes e tudo o que poderá resultar destas parcerias.
Colaboração benéfica em vários mercados
Deverão ser criados espaços onde as empresas se possam conhecer, explorar projetos em conjunto e identificar áreas de interesse mútuo.
Conhecer projetos, e não apenas reconhecer nomes
Um dos principais benefícios da colaboração é o acesso a novos recursos e conhecimentos. Ao trabalhar com outras empresas, é possível ter acesso a novas tecnologias, mercados e talentos que não estariam disponíveis de outra forma. Este fator poderá ajudar a desenvolver novos produtos e serviços, expandir a base de clientes e alcançar um crescimento mais rápido.
Análise de riscos de mercado
Por vezes, ou se trabalha com o concorrente ou se é excluído. Para uma redução do risco, poderão ser compartilhados recursos e conhecimentos com outras empresas, reduzindo o risco de falhas e aumentando as possibilidades de sucesso. Este tipo de análise poderá ser especialmente útil para startups e outras empresas que enfrentam desafios para se estabelecer no mercado.
Processos mais rápidos com partilha de risco
A colaboração pode acelerar o desenvolvimento e lançamento de novos produtos e serviços, compartilhando o risco de novos projetos, o que pode ser especialmente útil para startups e empresas com recursos limitados.
Possibilidade de monopólio
É importante notar que a colaboração também pode ter algumas desvantagens para o mercado. Por exemplo, se duas empresas que dominam um mercado decidem colaborar, isto pode originar uma situação de monopólio, prejudicial para os consumidores.
Vantagens de parcerias
Existem diversas vantagens de colaboração, como por exemplo as seguintes:
- Mais joueurs, mais recursos: ao trabalhar com outras empresas, é possível ter acesso a mais recursos, como capital, tecnologia e talento.
- Visibilidade, conexões: a colaboração pode aumentar a visibilidade no mercado e fazer novas conexões com clientes e parceiros potenciais.
- Penetração de mercado, crescimento: a colaboração pode potenciar uma penetração em novos mercados e alcançar um crescimento mais rápido.
Exemplos de parcerias de rivais
Para ilustrar os benefícios da colaboração, o processo de vacinação contra a Covid-19 é um excelente exemplo. A pandemia global exigiu um esforço sem precedentes entre empresas anteriormente concorrentes, que colaboraram e partilharam informação para desenvolver e distribuir vacinas por todo o mundo.