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Juin 29, 2021

Diagnosticar contexto e criar marca

Diagnóstico de contexto

Diagnóstico de contexto

Entre estes está o desafio que passa por definir os eixos de intervenção de uma organização ao nível das Relações Públicas (RP) e da Comunicação, de forma a reforçar a sua contribuição para a criação de diferenciação, reputação, confiança e legitimidade.

Um papel reforçado para as RP e Comunicação em contexto organizacional é a base para potenciar o processo de tomada de decisão, promover uma conexão real e autêntica com os partie prenantes e, ao mesmo tempo, promover uma liderança diferenciada.

Diagnosticar contexto; criar marca; gerir reputação; identificar les parties prenantes; comunicar; avaliação e prospetiva são os eixos de intervenção e a sua conjugação permitirá gerir de forma abrangente todos os ativos estratégicos, reforçando o papel das RP e Comunicação na organização e criando valor.

Depois da conceção e desenvolvimento, o desafio está na sua implementação. Na lógica e estratégia de colaboração e parceria com os clientes que a define há 12 anos, a SayU Consulting ajuda também na superação deste desafio.

A diagnóstico de contexto analisa a dimensão do mercado, tanto em volume quanto em valor, os vários segmentos de clientes e padrões de compra, a concorrência e o ambiente económico em termos de barreiras à entrada e regulamentação. Ajuda a reduzir riscos, a identificar tendências emergentes e a projetar objetivos e proporciona informação sobre o negócio, permitindo um maior entendimento do público-alvo e da concorrência, ajudando a construir uma estratégia de marketing mais direcionada.

Na sua implementação há que avaliar as características específicas do mercado e setor de atividade, apontar intervenientes relevantes e agregar informação quantitativa sobre a sua dimensão e viabilidade, ao mesmo tempo que se identificam as tendências e transformações em curso no mercado e que posam ter um impacto significativo na forma como a organização desenvolve a sua atividade e se apresenta aos les parties prenantes.

Criar a marca passa definição da identidade de uma organização e da sua razão de ser – o que a torna única – expressa através do seu propósito, crenças e valores corporativos. Esta criação deve formar a base da estratégia de negócios e da comunicação, vincular objetivos de negócios ao impacto social, ético e ambiental, servir como um filtro para modelos de tomada de decisão e orientar comportamentos alinhados com a estratégia e os valores da organização. Quanto maior a clareza e relevância do propósito, maior a consistência e coerência no contacto com a marca e maior a eficácia e eficiência na interação com os les parties prenantes.

Implementar este eixo passa pela definição de ativação de propósito, com a liderança do processo e seleção da metodologia para definição do propósito e ativação de comportamentos de apoio como recomendar, trabalhar, comprar ou investir. Ao mesmo tempo assenta na gestão estratégica da marca corporativa como plataforma de relacionamento com todos os les parties prenantes, desenho e implementação de experiências relevantes, consistentes e coerentes e a participação na formulação de valores, crenças e princípios corporativos que constroem a cultura corporativa e ativam comportamentos alinhados para todos os colaboradores.

Saiba como o fazer ici.

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