Nous avons du courrier

Août 10, 2022

Diferentes objetivos, diferentes estratégias

As notícias sustentadas pelas Relations publiques tornaram-se “diferentes”, num benefício indireto para os responsáveis políticos e por “políticas”, contando com informações divulgadas pelos media nas suas tomadas de decisão.

 

Mas o benefício da informação de RP também ajuda a entender como instituições de caridade, ONG ou grupos comunitários podem influenciar as agendas públicas, mesmo que as metas e estratégias mudem de cenário para cenário.

 

Profissionais de Relações Públicas que trabalham para organizações sem fins lucrativos descobriram um grande uso para esta informação, que fornece uma fonte valiosa de indicadores sobre questões e causas pelas quais fazem campanha. A disponibilização de informação como estratégia de Relações Públicas está à disposição tanto das elites quanto dos “outsiders”. Um benefício de uma informação constante também pode ser construir legitimidade, porque ser citado ou associado regularmente em histórias constrói a reputação de uma organização e evidencia expertise no assunto.

 

Benefício de Informação Governamental

Alguns departamentos de Relações Públicas – por exemplo, ministérios ou corporações – publicam grandes quantidades de informações, com interações constantes com jornalistas. Isto apresenta uma oportunidade de usar a sua posição para desenvolver metas e estratégias de gestão de notícias, como comunicar anúncios com o máximo impacto, garantir a cobertura dos media para um evento importante ou positivo ou divulgar histórias para desviar a atenção de outros temas. Outra estratégia é a coordenação de mensagens, ou seja, a equipa de Relações Públicas usa a comunicação interna para garantir que quem fala com os media está a enfatizar a mensagem ou narrativa desejada.

O benefício da informação é igualmente útil como conceito para explorar a relação entre os profissionais de Relações Públicas e a sua relação com legisladores e políticos. Neste contexto, as RP apresentam uma fonte constante de dados nas quais os decisores confiam para definir opções políticas atuais ou futuras.

 

Relações Públicas e Media

Em relações com os media, as RP procuram fornecer informações aos jornalistas que se encaixem nos seus conceitos sobre o que torna algo digno de notícia. Nos assuntos públicos, as Relações Públicas traduzem informações para os decisores, abrindo novos horizontes à perceção de questões sociais, laborais, ambientais, etc.

É importante considerar múltiplos contextos sociais, económicos, políticos e culturais antes de avançar para uma stratégie de Comunicação. Assumir que qualquer conceito pode ser universalmente aplicado a todas as relações entre RP e media é uma forma errada de equacionar esta questão e pode retirar eficácia a qualquer ação neste âmbito.

LETTRE D'INFORMATION

DEMANDES DE RENSEIGNEMENTS

+351 211 926 120
(coût des appels sur le réseau fixe national)
letus@say-u.pt