Nous avons du courrier

Avr 30, 2019

Discurso Politicamente Correto na Identidade da Marca

Discurso Politicamente Correto na identidade da Marca

Discurso Politicamente Correto na identidade da Marca

Uma das grandes mais-valias de qualquer marca é a sua identidade. Num mundo cada vez mais globalizado, em que é impossível agradar a gregos e troianos, as marcas parecem ter algum receio em tomar posições firmes relativamente a situações potencialmente complicadas.

Contudo, o discurso politicamente correto em que, resumidamente, não se diz nada, já não serve.

Os consumidores querem que as organizações não tenham medo de assumir posições claras e coerentes com os princípios que defendem, mesmo que, em algum momento, isso signifique que determinada parte da audiência possa não concordar com essa mesma tomada de posição. A coerência é um dos valores a ter em conta.

Olhemos para o escândalo de assédio sexual que envolveu Kevin Spacey. Perante as evidências, a Netflix não teve qualquer receio em terminar o contrato com o ator norte-americano, mesmo sendo o mesmo uma das principais estrelas da empresa. A alternativa seria uma tomada de posição mais cautelosa em que se diria algo como “vamos aguardar que se apurem todas as responsabilidades e agiremos em conformidade com isso”. No entanto, esse tipo de práticas faz parte do passado. O resultado deste exemplo acima mencionado  foi que a Netflix foi eleita a marca com melhor reputação no ano de 2018 nos Estados Unidos da América.

Em jeito de conclusão, podemos afirmar que a melhor forma de afirmar a identidade de qualquer marca é não ter medo de assumir uma posição forte e ativa sobre determinadas matérias. Os consumidores valorizam as marcas que arriscam e que são fiéis aos seus princípios.

LETTRE D'INFORMATION

DEMANDES DE RENSEIGNEMENTS

+351 211 926 120
(coût des appels sur le réseau fixe national)
letus@say-u.pt

2024 SayU Consulting