Ecossistemas interconectados
A pandemia trouxe novos desafios aos negócios e agora é preciso olhar para a frente e, com base neste experiência de dois anos, para o futuro. O Marketing, Comunicação e Relações Públicas (RP), em particular na sua especialização Business-To-Business (B2B) está em crescendo, uma tendência que é transversal a todos os setores.
O B2B é uma combinação de ecossistemas interconectados, serviços financeiros, energia, telecomunicações ou aviação, para nomear alguns, todos eles massivamente perturbados pela tecnologia e com a pandemia como pano de fundo. Como modelo está o alinhamento de suporte às marcas dentro deste ecossistema, tanto com perspectives comerciais como com tópicos de ajuda à comunicação durante a mudança.
O objetivo é a junção do B2B com recursos de informação, media e tecnologia. Esta junção – B2B com o chamado “B2B tecnológico” – tem sido a alavanca da recuperação económica pós-pandémica e a confiança parece estar a recuperar, com alguma expetativa em relação ao futuro. No entanto, as empresas, seja qual for o tamanho, que não estejam diversificadas, com liquidez e robustez financeira e uma forte cultura de colaboração e compromisso laboral deverão passar mais dificuldades.
O B2B começa com um conhecimento profundo do mercado. Uma verdadeira compreensão da complexidade dos setores significa que se consegue entregar aos les parties prenantes criatividade relevante, refletida e inovadora. O alinhamento desta performance permite uma abordagem completamente integrada, que faz os clientes pensar para além do imediato, garantindo o sucesso do ressurgimento pós-pandemia.
A procura de serviços de Marketing, Comunicação e Relações Públicas tem crescido devido à incapacidade das empresas se encontrarem com os clientes, e perspectives, fisicamente, o que levou a uma procura canais digitais e de conteúdos para substituir os canais pessoais. Tem havido uma maior procura por serviços de influencer marketing e de avaliação de médias sociaux, bem como maior investimento em tought leadership e conteúdos digitais para a gerar pistes e awarness das marcas.
E é aqui que a comunicação tem um papel decisivo. Inovando com campanhas criativas e utilizando plataformas digitais para publicação. Quando a utilização destas ferramentas é convincente, aumenta o engament com os les parties prenantes. Muitas empresas já perceberam que a comunicação é a chave do sucesso e poderá ter um verdeiro impacto na forma como vivemos.