Disponibilizar Formation aux médias a Porta-vozes numa Organização
A grande maioria das marcas ou organizações que procuram serviços de comunicação têm como objetivo ter uma presença mediática ou, caso já a tenham, aumentar a sua exposição nos médias.
Todavia, não é suficiente “aparecer”. A forma como o nosso cliente vai comunicar é totalmente responsabilidade dos departamentos de comunicação. Desta forma, o media training ganha especial importância. Aqui ficam três cenários em que poderá valer a pena considerar disponibilizar media training a porta-vozes numa organização:
- A organização vai organizar um evento (conferência, inaugurações, entre outros). Neste tipo de situações, é habitual que os jornalistas queiram realizar curtas entrevistas em que um responsável da empresa faça uma previsão e/ou balanço do evento. Por vezes, e caso seja um acontecimento relevante para os jornalistas, poderá valer a pena ter mais do que um responsável preparado para comunicar com os médias.
- É porta-voz de um setor de atividade. Quando estamos perante uma conjuntura deste tipo, por vezes o porta-voz acaba por ter de se pronunciar sobre matérias não diretamente relacionadas com a sua empresa, mas com todo um setor de atividade. Assim, o media training é uma ferramenta essencial, sobretudo caso a exposição mediática seja mais regular.
- Preparação para uma entrevista (situações de crise, apresentação de resultados, entre outros). Uma entrevista, independentemente das circunstâncias em que for dada, é sempre um momento de exposição mediática. Sendo assim, o ensaio de respostas e a forma das mesmas assume-se como uma necessidade e não uma opção.
Estes são apenas três cenários em que a ferramenta do media training se afigura como útil. No entanto, é, em qualquer caso, uma obrigação dos responsáveis de comunicação preparar os seus clientes para saber como comunicar com jornalistas e fazê-lo com desenvoltura.
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