InterComm
As empresas envolvidas no estudo InterComm destacaram a necessidade de maior visibilidade da empresa, com novas formas de se dar a conhecer e de comunicar. Mas para tal, todas as organizações que em cada um dos setores de atividade operam com a missão de promover e posicionar cada umas das indústrias terão de olhar de uma forma diferente para a Comunicação, que, nas suas várias vertentes, terá sem dúvida um papel fundamental e estratégico para o sucesso do negócio das empresas B2B com foco na exportação.
A visão estratégica continuará como farol para a atividade de cada organização, mas com planos de ação de acordo com os desafios. Entre as ações a serem equacionadas pelas empresas, há uma que parece surgir agora como um fator determinante: a forma como as organizações comunicam. Organizações essas que terão ainda necessidade de aprendizagem, flexibilização e adaptação, equacionando o máximo de cenários alternativos em cada momento.
Até ao momento, são poucas aquelas que estão despertas e conscientes para os benefícios de dar espaço para que a Comunicação possa contribuir para a sua competitividade, mas sabendo que a Comunicação nas empresas B2B deve ser relacional, personalizada, genuína e sustentada na proximidade, as empresas estão obrigadas a reinventar-se em formatos de gestão de relações diferentes.
As relações continuam e continuarão a ser a base do negócio, e há mais oportunidades para trabalhar em parceria e de forma holística, com contactos estabelecidos com les parties prenantes distintos, através de múltiplos setores, geografias e em inúmeras plataformas. A Comunicação surge como uma função com importância crescente, assumindo uma nova posição prioritária no pensamento estratégico de várias empresas e é entendida como uma âncora para inspirar confiança junto os diferentes les parties prenantes.
Quer saber mais sobre a comunicação B2B? Visite a área do projeto “Business-to-Business: Beyond Business Communication (B2B-BBC)”, que tem em vista compreender, pós pandemia, qual o papel da comunicação na forma como as empresas nacionais de B2B e exportadoras envolvem os les parties prenantes.