Engagement
Para percebermos os resultados que estamos a ter com a estratégia e ações a ser implementadas, é necessário avaliarmos a nossa performance. Ou seja, se pretender perceber o feedback do seu público, precisa de avaliar o engagement do mesmo para com a sua empresa. Quando nos encontramos no domínio dos new media, esta monitorização torna-se facilitada, uma vez que a criação de ferramentas com este propósito cresce a cada dia.
Destaque-se as ferramentas das próprias páginas, como o Twitter Bussiness, as estatísticas do Facebook ou até o Google Analytics, ou as outsiders, que também disponibilizam dados sobre a atuação da empresa nas redes sociais e podem ser individuais, isto é, especificas para determinada rede ou, all-in-one. Estas últimas facultam dados da performance da empresa em todas redes. Poderão ser pagas ou gratuitas, como é o caso do Cyfe ou Social Bakers.
Referidas ferramentas de monitorização permitem-lhe estar a par de várias variáveis. No caso do engagement, considerando que este é a grande categoria, será importante, por exemplo, avaliar os seguintes pontos:
Página
– Variação de likes/seguidores
– Variação de Visitas
– Críticas
Conteúdos
– Partilhas
– Gostos
– Comentários (positivos, negativos, neutros)
– Cliques na ligação partilhada
Estas são as métricas base de qualquer avaliação minimamente consistente da interação do público com a empresa através do digital. Dependendo do objetivo da organização com a utilização de determinada rede, devem ser definidas mais métricas. Por fim, estas devem ser cruzadas e comparadas de forma a perceber o ponto de situação. Analisar e comparar-se à concorrência será também um aspeto relevante e que o permitirá crescer.