Estratégias de comunicação específicas para públicos
Nos dias que correm e no mundo da comunicação atual e sempre em constante mudança, é cada vez mais necessário escolher uma stratégie de communication que “encaixe” com cada público.
Para isso, os profissionais de Relações Públicas devem conhecer e trabalhar o posicionamento da sua própria organização.
É importante descobrir qual a identidade da organização e perceber a forma como queremos que nos compreendam e construir de seguida um posicionamento voltado para os nossos públicos alvo.
Atualmente, e devido à velocidade extrema com que as expetativas de cada público mudam, nem sempre se tomam as devidas precauções e se seguem todos os passos para uma comunicação eficaz e adequada a todos os públicos, seja por falta de tempo ou rentabilização de recursos, ou mesmo por falta de conhecimento.
Nem sempre, estar em todas as redes ter as melhores imagens, e efeitos visuais é o suficiente para a qualidade dos trabalhos de comunicação.
O mais importante passa por um conhecimento profundo das expetativas e dos locais ou meios onde é mais provável encontrar maior percentagem do nosso público alvo, e de seguida trabalhar a fidelização do mesmo.
Os cenários mudam rapidamente nos dias que correm, e o que aprendemos hoje pode já estar ultrapassado amanhã.
Por isso é importante que as nossas energias e os nossos esforços estejam voltados para os clientes. É de extrema importância estar atentos às novas tecnologias, mas também à forma como os nossos conteúdos vão ao encontro do que os nossos públicos esperam de nós.