Exemplos de sucesso de Marketing Institucional
Para perceber como funciona na prática o Marketing Institucional na prática, conheça casos tidos como exemplos de sucesso:
A campanha de Marketing Institucional do Banco Santander é muito clara: conversar com o seu público de forma direta e transparente.
A base é que no segmento de mercado bancário há muitas vezes a perceção que há muita informação que os bancos não transmitem aos clientes. Para a contrariar, durante muto tempo perguntou “O que podemos fazer por si hoje?”. Depois de alguns anos com esta estratégia, em 2019 a marca acrescentou uma chama à sua assinatura e passou a perguntar “O que é que a nossa chama pode fazer por si hoje?”.
A cada peça de comunicação frase muda de acordo com a situação. É substituído por ousadia, paixão entre outras, por exemplo. A mudança teve como objetivo comunicar o orgulho do banco em ser uma mais valia para os clientes e principalmente o mercado financeiro. Com a chama, o Santander quer reforçar sua marca e fortalecer os conceitos de ousadia, inspiração e transparência. https://www.youtube.com/watch?v=I7_kC_QVjNE
Natura
Para comemorar os 50 anos da marca, a Natura desenvolveu uma campanha de Marketing Institucional que reforça sua inovação, preocupação com a sustentabilidade e responsabilidade social. O movimento ‘O Mundo é Mais Bonito Com Você’, https://www.youtube.com/watch?v=BNFZzt4ZCls – teve como objetivo convidar os les parties prenantes, tal como a Natura, a serem agentes de transformação. Uma série de peças de comunicação destacaram o papel social e ecológico de uma marca que apoia diferentes ações de sustentabilidade.
Como exemplo de endomarketing temos a Toyota, uma empresa que é há muitos anos referência mundial em comunicação interna e trabalho em equipa.
A Toyota aposta em diferentes ações que reforçam a importância da criatividade, da participação e do envolvimento de cada colaborador. Entre essas ações estão palestras e sessões de motivação, a adoção de projetos e a implementação de ideias sugeridas por colaboradores.
Todos os colaboradores passam ainda por um processo de formação de meio ano para aprender e conhecer a cultura da empresa, bem como todo o processo de construção automóvel.