Quer tenha criado o seu próprio blogue na plataforma WordPress, ou se recorreu a fornecedores externos para a criação de um website profissional, tem seguramente acesso a informação de análise diária, semanal e mensal em backoffice. Pode, assim, começar por analisar tendências como o aumento ou diminuição geral do tráfego – mas pode igualmente mergulhar em detalhes mais específicos. Entenda quais os fatores de análise
É provável que a maior parte do seu conteúdo online contenha um link para a área comercial do seu website, pelo que deve prestar especial atenção ao local do qual o seu tráfego de entrada é proveniente. Se você delegar a estratégia de publicação do seu conteúdo online, esta informação é essencial para identificar que tipo de análise receberá do profissional de marketing e para determinar a qualidade das suas pistes e a sua taxa de conversão.
Sem a capacidade de determinar qual a origem do tráfego online, torna-se impossível avaliar com precisão o ROI do seu conteúdo.
Cada plataforma de social media irá fornecer-lhe algum tipo de métricas de análise específicas. Uma vez que pode não ser capaz de avaliar o número de pistes ou conversões que gera a partir de determinadas plataformas de social media pode no entanto medir outros fatores do ROI alcançado, tais como tráfego diário ou semanal; publicações mais populares; novos amigos, seguidores ou conexões gerados; gostos, partilhas e comentários gerados.