Finalistas Brisa Mobilidade 2020
A vertente orientada a serviços e produtos de mobilidade inovadores do concurso Montepio Acredita Portugal já tem finalistas. A iniciativa junta empreendedores, especialistas, mentores e investidores numa plataforma de partilha de experiência e conhecimento e promoção e desenvolvimento de novas ideias de negócio.
Já são conhecidos os finalistas do Prémio Brisa Mobilidade 2020, a vertente do concurso de empreendedorismo do concurso Montepio Acredita Portugal destinada a estimular e promover a criação de serviços e produtos de mobilidade inovadores, desenvolvida em parceria com a Brisa. O projeto vencedor terá a oportunidade de ser incubado pela própria Brisa e de receber o seu apoio na fase de go-to-market.
O Prémio Brisa Mobilidade recebeu 309 candidaturas, inseridas num total de mais de 10 mil ideias submetidas a concurso. A cerimónia de entrega de prémios vai ter lugar em setembro, uma iniciativa que este ano se realiza num formato 100% en ligne.
Como explica Bruno Tavares, Responsável da Grow Mobility, incubadora de stratups da Brisa, “a inovação é um valor da Brisa, com concretizações muito visíveis na vertente tecnológica, com os sistemas de pagamento e com as autoestradas inteligentes, mas, também na vertente da nova mobilidade, com o ecossistema Via Verde. A nossa participação no Acredita Portugal tem como objetivo levar este espírito de inovação e de criatividade para os novos empreendedores e, assim, estimular a economia da mobilidade do futuro.”
Os três projetos finalistas foram selecionados por um painel de jurados composto pela equipa da Brisa e da Acredita Portugal:
- BipBip –Plataforma inteligente e gratuita angariadora de clientes, que sabe a todo o momento quais os camiões vazios, as rotas e a sua localização. Desta forma obtém-se um matching entre o pedido do cliente e o camião vazio mais próximo que percorre essa rota, conseguindo-se assim ofertas rápidas e acessíveis para o cliente e rentabilizando as frotas para os transportadores.
- bam•bu bicycles– Marca de bicicletas de bambu, com a missão de inspirar viagens épicas e experiências únicas promovendo o bem-estar e a mobilidade sustentável em Portugal. As bicicletas são construídas com materiais sustentáveis, sendo o quadro inteiramente de bambu, reduzindo a pegada de carbono.
- Smart Traffic – A Smart Traffic atua na operação de semáforos inteligentes, tornando o trânsito um local mais seguro e dinâmico. Através da captura de imagens e processamento baseado em inteligência artificial, torna-se possível definir de maneira eficiente a abertura e fechamento das vias, além de prever eventos de fluxo.
De plus amples informations sont disponibles à l'adresse suivante https://acreditaportugal.pt/brisa/
À propos d'Acredita Portugal :
Acredita Portugal est une organisation à but non lucratif axée sur le développement et la promotion de l'esprit d'entreprise national, qui a été créée en 2008 par José Miguel Queimado. Depuis lors, Acredita Portugal travaille par et pour tous les Portugais, indépendamment de leur origine ou de leur culture, en donnant à chaque citoyen la possibilité de poursuivre son rêve entrepreneurial. Chaque idée soumise gratuitement au concours fait l'objet d'une évaluation et d'un plan d'affaires. Les projets gagnants ont la possibilité de développer des partenariats stratégiques en vue de leur mise en œuvre sur le marché.
De plus amples informations sont disponibles à l'adresse suivante www.acreditaportugal.pt.
Sobre a Brisa:
Fundada em 1972, a Brisa Autoestradas de Portugal é atualmente o maior operador privado de infraestruturas de transporte em Portugal e distingue-se a nível nacional e internacional, pela busca de eficiência em todas as dimensões do negócio.
A Brisa é reconhecida pelo forte know-how operacional e tecnológico, pela gestão eficiente das suas concessões rodoviárias e pelo desenvolvimento e comercialização de novas soluções de mobilidade.
Plus d'informations à l'adresse suivante https://www.brisa.pt/pt/.