Follow Up – Conheça a sua importância
Qualquer marca quer aparecer o maior número de vezes possível nos médias. No entanto, e mesmo com o enorme crescimento dos meios en ligne, a verdade é que o espaço mediático é cada vez mais reduzido. Desta forma, o follow up a determinados comunicados de imprensa ou propostas editoriais deve ser uma ferramenta a equacionar. Contudo, esse mesmo follow up deve seguir algumas regras e respeitar o tempo e a lógica dos jornalistas.
Em primeiro lugar, e caso não estejamos a falar diretamente com o editor de determinada matéria, é importante ter em conta que os jornalistas estão, na maioria dos casos, dependentes de decisões dos seus editores e que não controlam o timing das mesmas.
É também importante saber esperar pelo momento correto para retomar o contacto. São inúmeras as vezes em que o próprio jornalista não faz ideia se a notícia vai ou não ser publicada. Ligar constantemente pode ter o efeito contrário ao pretendido e, em último caso, pode mesmo “matar” determinada relação com o jornalista em causa.
Por último, é essencial saber ouvir um “não”. As razões para o tema em causa não ser interessante podem ser várias, mas, quando o jornalista diz que não tem interesse, o melhor é mesmo aceitar essa resposta e não insistir.
Estas são apenas algumas dicas para que o trabalho de follow up produza resultados.