Nous avons du courrier

Mar 21, 2022

Franchising: não vendemos uma marca que não comunicamos

 

O investimento não “morreu” com a pandemia.

 

Apesar da incerteza, ou até por causa desta, a vontade para criar novas oportunidades de negócio mantém-se presente e impacta o mercado de forma positiva. A pandemia não acabou com o espírito empreendedor.

 

Veja-se o exemplo do franchising. Em 2020, foram contabilizadas 159 inaugurações e a expetativa é que a área contribua com 7% do PIB em 2021 – os dados sobre o último ano deverão ser conhecidos em breve.

Em que medida é que a Comunicação tem lugar neste setor, ajudando franchisados a potenciarem a visibilidade das suas marcas ou apoiando a relevância desta atividade e dos seus les parties prenantes no mercado?

Todos compreendemos que os recursos podem ser limitados quando falamos de marcas emergentes ou da implantação de novos franchisados. Mas tal como se torna necessário investir em presença e canal de venda online através da criação de um website ou plataforma de e-Commerce, a Comunicação revela-se crucial no momento de divulgar a oferta e contar uma história.

Contar a história da marca e assim apresentá-la a mais pessoas através de artigos, publicações em blogues, comunicados de imprensa, podcasts ou outro tipo de ações, permite assegurar um fluxo constante de informação e a oportunidade de contacto com potenciais clientes e atração dos melhores candidatos, já familiarizados com o negócio e o seu posicionamento.

A questão que se apresenta ao franchising é partilhada com a generalidade das marcas no mercado: conquistar visibilidade e reputação, que se traduza em negócio. Estar visível, com uma mensagem original e ações impactantes, é a única forma de crescer, mesmo que a marca já seja reconhecida entre o público. A concorrência está “à espreita” e o público pode sempre deixar-se cativar por opções que considera mais vantajosas ou interessantes. A Comunicação é, ou deveria ser, uma preocupação contínua, e pensada como estratégia.

A parceria estabelecida entre a SayU Consulting e a APF - Association portugaise de la franchise é um primeiro passo para concretizar uma solução específica para esta realidade e abordar estrategicamente a Comunicação. A este desafio a SayU Consulting traz a experiência na criação de respostas para a conquista de reputação para franquias e franquiados. Este histórico e know-how estão na base da metodologia de comunicação “GO360º>PR4Franchising”, desenvolvida pela consultora e destinada a permitir uma resposta estruturada de comunicação aos les parties prenantes no setor e de suporte às suas metas de negócio.

Já definiu o papel da Comunicação como alavanca para a conquista de visibilidade e reputação e mais negócio? Pergunte-nos como.

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