Imagem e Reputação
Na questão da reputação corporativa há que ter em conta algumas das definições e critérios, nomeadamente a diferença entre reputação e imagem e reputação de uma organização.
Uma marca tem uma tripla dimensão, tal como a Coca-Cola impulsionou nos três C: Consumer Marketing, o Corporate Marketing e o Category Marketing. Além do cliente, as empresas têm de ter em atenção os restantes les parties prenantes, sintetizando que “é inútil ter uma boa marca e uma boa empresa se o setor de negócio está denegrido. E é aqui que o Marketing de Comunicação é decisivo na construção ou recuperação de uma boa reputação, começando por separar conceitos e definições, nomeadamente entre reputação e imagem corporativa.
A primeira é a origem de cada uma: a Reputação diz respeito à realidade empresarial com base na sua história consolidada e comprovada, enquanto a Imagem Corporativa é baseada na comunicação de um projeto pontual. A segunda é que a Reputação tende à estabilidade, é estrutural e permanente enquanto a Imagem Corporativa tem um caráter mais conjuntural.
Em terceiro lugar a Reputação é mensurável e empiricamente verificável, enquanto a Imagem Corporativa é difícil de objetivar. Depois, a impacta nos Resultados e no Balanço, sendo possível medir, em ambos, esse impacto. Já a Imagem Corporativa vive das expetativas que gera.
A quinta e última é que a Reputação é gerada e gerida de dentro da organização e a imagem é construída externamente. Uma empresa transmitir uma imagem de dificuldades, mas a falência é um conceito técnico de gestão. Uma empresa, independentemente de como é percecionada no exterior, está ou não falida.
Percebidas as diferenças, e semelhanças, entre reputação e imagem, lembre-se que a Reputação de uma empresa é um dos principais ativos do seu balanço e por isso algo que merece ser bem tratado e gerido. Conte avec nous para o fazer.
A reputação é um importante driver de valor para as marcas e também para os acionistas. Em momentos de crise uma boa reputação pode ajudar a proteger o negócio e investimentos que visem fortalecer a reputação da empresa podem aumentar o market share.
Um bom ciclo de gestão de reputação da empresa é vital. Começa com a identificação de potenciais falhas de perceção da marca, segue-se estruturação de um plano de gestão da reputação, implementação e monitoração das ações do plano e realização de diagnósticos regulares da perceção da empresa junto dos seus les parties prenantes. Assim, a reputação corporativa torna-se ativo estratégico gerando valor real e evitando danos de longo prazo.